Kleber Linhares. Foto: divulgação.
Este 2013 será o ano do cliente na Azul.
Assim define Kleber Linhares, diretor de Tecnologia da aérea, que é categórico em afirmar o papel da TI neste foco da companhia, dentro do que se destacam ações como a terceirização da infraestrutura com o UOLDiveo.
“Nosso negócio é vender passagem, atender bem ao cliente. Este é nosso core business”, afirma Linhares. “Antes mesmo de iniciar as operações com voos domésticos no país, já procurávamos um fornecedor para realizar o outsourcing completo do ambiente de TI”, completa.
Após um estudo de mercado que escolheo o UOLDiveo, o trabalho incluiu sistemas de base, como ERP e banco de dados Oracle, além de boa parte do datacenter.
Apesar de apostar no outsourcing, a Azul prefere manter a gestão compartilhada da infraestrutura, mas a operação é toda delegada ao UOLDiveo.
Terceira maior companhia aérea do Brasil, a empresa soma 116 aeronaves, 860 voos diários, 100 destinos atendidos no Brasil e cerca de nove mil colaboradores, tendo 15% de participação de mercado.
Uma estrutura que exige bases fortes e agilidade, fatores que não faltaram ao projeto, garante o diretor.
"A operação de uma das empresas que mais cresce no setor de aviação brasileiro foi colocada no ar em apenas três meses pelas equipes deles e nossa, sendo dois meses para implementação e um para testes", relembra ele.
Hoje, o pacote inclui gestão de ambiente de dados com base em ITIL, serviços de infraestrutura híbrida de hosting dedicado e colocation, soluções de virtualização e storage, além de gateway de pagamentos e monitoramento das vendas de passagens aéreas por meio do website e do callcenter.
Um trabalho que deverá ser expandido em razão da fusão com a Trip no ano passado.
“Esta união torna a operação mais robusta e, para acompanhar esse crescimento, o próximo passo com o UOLDiveo deve ser a ampliação do ambiente de dados, além do aumento dos profissionais dedicados à nossa operação”, comenta Linhares.