Hospital adota Ubuntu em seus desktops. Foto: divulgação.

O Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, instalou o Ubuntu em seus desktops, em um trabalho realizado pela Atua Sistemas de Informação.

O projeto, de valor não divulgado, envolveu a instalação do sistema operacional, com uso do Firefox e do Thunderbird como browser e o cliente de correio eletrônico, respectivamente.

Segundo informa Álvaro Melo, da Atua, até o momento, cerca de 80 máquinas já receberam a instalação, e o projeto prevê a migração de 220 computadores para o novo ambiente.

"O critério de escolha são máquinas que utilizam apenas o sistema de prescrição médica, que foi migrado para web. As demais estações são em quase sua totalidade Windows XP, pois tem aplicações ou demandas que dependem do sistema operacional da Microsoft", explica Melo.

A mudança resultou na agilização do trabalho da equipe de suporte, diminuindo o tempo gasto em formatação, instalação de programas, configuração de impressoras e rede, bem como facilitando a manutenção nas estações de trabalho.

De acordo com Dimitrius Campos, analista de suporte sênior do CPD do hospital, os computadores agora são configurados rapidamente. Antes era preciso instalar o Windows padrão e depois fazer todas as configurações, impressora, antivírus e programas em cada máquina.

"Além disso, o usuário final não consegue modificar o Sistema Operacional a ponto de comprometer o seu funcionamento, trazendo segurança e integridade às informações", frisa Campos.

Fundado em 24 de junho de 1918, o Hospital São Vicente de Paulo possui 670 leitos e 25 unidades de internação informatizadas. A instituição possui Centro de Diagnóstico, Centro de Imagem da Mama, Banco de Tecidos, Hemoterapia, Centro Cardio Neuro Vascular, Centro Oncológico, Emergência, Maternidade e Transplantes.