Disponível nas plataformas Android e iOS, o aplicativo funciona como uma carteira digital de documentos de identificação. Foto: Pexels.

A polícia civil do estado de São Paulo apostou em um aplicativo para digitalizar a carteira de identidade desenvolvido pela Valid, multinacional brasileira que já é responsável pela emissão do documento físico.

O app, que inicialmente é de uso exclusivo para policiais civis, será disponibilizado, ainda sem data confirmada, pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) para toda a população do estado.

Disponível nas plataformas Android e iOS, o aplicativo funciona como uma carteira digital de documentos de identificação, utilizando soluções como a biometria facial com detecção de vida, ou liveness check, em inglês.

A partir da leitura do QR Code impresso no verso do documento em papel, através do aplicativo, é possível verificar pelo próprio smartphone a autenticidade de qualquer documento de identidade, físico ou digital, expedido em São Paulo.

A consulta também pode ser feita ao digitar diretamente o respectivo número da cédula no app.

“Estabelecemos uma relação muito positiva entre a versão física e a digital, garantindo muito mais segurança na criação e ativação deste documento em dispositivos móveis”, destaca Márcio Nunes, CTIO da Valid.

Segundo a empresa, o aplicativo afere a autenticidade, autoria e integridade das informações biográficas e biométricas apresentadas no documento digital graças ao uso dos certificados de assinatura digital, seguindo as normas e padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

“Seguimos avançando com o portfólio em termos de emissões de RGs e outros serviços biométricos. A intenção é ampliar o acesso a documentos de identificação com os melhores padrões de tecnologia. Estamos trazendo um documento moderno e seguro”, Marcello Ribeiro, diretor de Identificação da Valid.

Com seis mil funcionários em 16 países, a Valid é a maior empresa na emissão de documentos de identificação no Brasil, 5ª maior produtora de SIM Cards do mundo e está entre as 10 maiores fabricantes de cartões bancários do planeta.

A empresa também se coloca como um importante player de tecnologia para emissão de carteiras de motoristas, identidades civis, certificados digitais, além de cartões bancários e virtuais nos mais diversos setores da economia.