O Lojão do Brás implantou soluções de rede cabeada e wi-fi, além de firewalls de segurança. Foto: Divulgação.

O Lojão do Brás, uma rede de varejo especializada em moda popular implantou soluções da Cisco de rede cabeada e wi-fi, além de firewalls de segurança em três de suas unidades em São Paulo e outra em Santo André. A 3S Networks foi a responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Entre os objetivos da mudança estavam a comunicação segura entre as diversas lojas, o gerenciamento centralizado e a alta disponibilidade das redes, além da oferta de novos serviços aos clientes.

Fundado em 1995, o Lojão do Brás é uma empresa familiar fundada no bairro do Brás, um dos maiores centros comerciais de vestuário da América Latina. Hoje a rede conta com 18 pontos de venda na capital e no interior de São Paulo, com um fluxo médio de 100 mil clientes por mês em cada unidade.

Com a expansão do Lojão do Brás, o gerenciamento das redes de comunicação do grupo se tornou gradualmente mais complexo, demandando ferramentas mais modernas de gestão. A companhia decidiu também ampliar a rede wireless e oferecer sinal wi-fi para clientes e colaboradores.

O projeto se dividiu em duas fases, com a primeira parte contemplando a instalação de redes WAN nas lojas. Foram utilizados roteadores Cisco 2901 Integrated Services Router (ISR) e switches Cisco Catalyst 2960-C Compact, proporcionando controle centralizado e alta disponibilidade para suportar comunicações via IP, redes Wi-Fi e câmeras de videovigilância. 

“Além da velocidade maior, a nova rede nos trouxe uma flexibilidade que não tínhamos antes. Hoje podemos priorizar áreas, liberando banda de Internet de acordo com a nossa necessidade”, afirma Bruno Felix, gerente de TI do Lojão do Brás.

Soluções de segurança também foram adotadas nessa primeira fase do projeto, com a instalação de firewalls Cisco ASA 5515-X para proteger a comunicação entre as unidades. 

A segunda fase do projeto contemplou a atualização e a ampliação das redes wireless, com o acesso segmentado entre clientes e colaboradores do Lojão do Brás. Foram adquiridas controladoras, Access Points Cisco modelo 1602E e um conjunto de antenas. 

“Para o varejista aproveitar plenamente os benefícios da tecnologia wi-fi, não é suficiente apenas instalar roteadores. É preciso ter ferramentas adequadas aos objetivos do negócio”, afirma Ana Claudia Plihal, diretora comercial da Cisco. 

Segundo a executiva, com as soluções implantadas nas lojas, o Lojão do Brás poderá no futuro analisar qual é o perfil dos seus clientes e quais são as áreas mais visitadas por eles, permitindo ofertas personalizadas.

Para os próximos passos, o Lojão do Brás prevê a substituição dos switches antigos por novos modelos da Cisco, buscando a homogeneização da infraestrutura de TI nas lojas. Outro projeto é a implantação de rede wi-fi e conexão WAN na nova loja do grupo, em Francisco Morato, no interior de São Paulo.