Sonda investe em portfólio com Microsoft. Foto: divulgação.

A Sonda IT, integradora latino-americana de soluções de TI, firmou um acordo com a Microsoft para oferecer soluções de cloud híbrida usando a nuvem da Microsoft.

O acordo garante à Sonda administrar de ponta a ponta a gestão da nuvem híbrida de seus clientes, que pode incluir a Cloud Empresarial da Sonda, a plataforma Microsoft Azure e a nuvem privada das empresas.

Segundo destacou a Sonda em nota, o plano é atender demandas desde a infraestrutura básica de TI, evoluindo para a camada de gestão de aplicações e negócios, que passa por ambientes críticos e não críticos.

"O diferencial desta parceria é a capacidade da Sonda em atender esse gerenciamento de forma integrada dentro de sua própria estrutura, que atualmente conta com uma rede de data centers na América Latina, incluindo dois centros com certificação Tier 3", afirmou a empresa.

Somada à oferta da nuvem Azure da Microsoft, que nasceu com a característica de ser uma cloud híbrida, também está a plataforma de produtividade Office 365, na qual a Sonda pode customizar e suportar.

De acordo com Bruno Faustino, diretor de Tecnologia & Produtos da Sonda IT, este acordo reforça o posicionamento da empresa como uma provedora de serviços gerenciados (MSP, na sigla em inglês) em nuvem.

“Nossa missão é proporcionar serviços e infraestruturas com disponibilidade, escalabilidade e flexibilidade para atender as demandas corporativas dentro de um trabalho consultivo junto aos clientes”, explica Faustino.

A parceria se alinha com a mudança anunciada pela empresa no ano passado, em que criou a área de Cloud Builder, especializada em projetos e implementação de nuvens corporativas, nos formatos público, privado ou híbrido.

A proposta da companhia é apoiar as empresas em projetos de TI sem a compra de equipamentos de infraestrutura, ou para situações em que a empresa deseja sair do modelo virtualizado e pretende migrar para a nuvem com ambientes automatizados.

Fundada no Chile em 1974, a Sonda atua no Brasil desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais,, a organização opera através de quatro divisões de negócios: serviços de TI, SAP, plataformas e aplicativos.

Segundo os últimos dados de resultados divulgados pela Sonda IT, a empresa teve em 2013 um faturamento de US$ 1,2 bilhão. Em 2014, a empresa revelou ter fechado de R$ 250 milhões em novos contratos no Brasil.