Marco Stefanini.

A Stefanini Vanguard, divisão do grupo brasileiro Stefanini especializada em governança de TI, segurança e serviços gerenciados, anunciou a fusão com a Scala IT, um dos principais parceiros da IBM em software no país.

Com a transação, cujos termos e valores não foram abertos, o plano das empresas é criar um um dos maiores parceiros da IBM na América Latina, usando o poder de fogo da Stefanini para aumentar a presença da Scala.

Além disso, a partir da presença internacional da Stefanini, a nova integradora espera levar seus serviços de Business Process Management (BPM), Service-Oriented Architecture (SOA) e Analytics, cubra todas as áreas de TI para outros países da América Latina em 2017, e outras regiões do globo em 2018.

A Scala IT contará com uma área de novos negócios, que será responsável por investir em novas tecnologias como, por exemplo, o IBM Watson, sistema de computação cognitiva visto como um dos principais produtos da Big Blue para o futuro.

Para José Carlos Pires, que permanecerá como CEO da Scala IT, a fusão beneficiará todas as empresas envolvidas, pois permitirá que ofereçam o que há de mais completo e inovador no mercado de TI.

“Com a fusão, complementaremos as ofertas e teremos a possibilidade de atender a um número maior de clientes de médio e grande porte, transformando e otimizando os negócios dos clientes, com tecnologia de ponta, eficiência operacional e segurança”, complementa o executivo.

Essa é a segunda grande movimentação da Stefanini este ano. Em fevereiro, o Grupo anunciou a aquisição da colombiana Sysman, que trabalha com uma ofertas de ERP para governo e cerca de 300 clientes no Brasil.

Em 2015 foram quatro movimentações – fusão com a IHM Engenharia, joint-venture com a Tema Sistemas para criação da Stefanini Capital Market, criação da Stefanini Inspiring e aquisição de 40% da Saque e Pague.

Segundo Marco Stefanini, CEO global do Grupo Stefanini, o investimento na fusão com Scala IT mostra como a empresa está aberta a novas oportunidades e investindo em inovação.

"Estamos animados com a possibilidade de desenvolver novas tecnologias e de nos unir a um dos maiores parceiros da IBM do Brasil e da América Latina, somando nossa expertise”, ressalta o CEO.

A Stefanini fechou o ano passado com um faturamento de R$ 2,6 bilhões, o que representa uma alta de 11% frente aos resultados de 2014.

Com 25 anos de mercado, a Scala IT é o único parceiro na América Latina e um dos 5 parceiros no mundo a receber a certificação mundial IBM Software Practice Accreditation para as soluções de BPM, categoria Gold, e ODM, categoria Silver.