A Farmelhor tem 180 lojas em 9 estados, todos com presença da Linx. Foto: Divulgação.

A rede de franquias de farmácia Farmelhor investiu em seu sistema de gestão com a adoção de ferramentas desenvolvidas pela Linx, que oferece softwares para varejo. 

Os sistemas beneficiaram processos como análise de performance e eficiência das unidades franqueadas, gestão das parcerias com os fornecedores, mensuração do potencial de mercado e melhoria nos processos operacionais nas franquias.

A Linx desenvolveu uma solução personalizada, baseada na gestão completa do empreendimento e de suas unidades franqueadas.

Com a solução Linx Farma, foi possível que as unidades controlassem seus estoques e pedidos, atendessem exigências fiscais e da Anvisa, além de reportar seu desempenho para a matriz. 

A rede tem 180 lojas em 9 estados, todos com presença da Linx, o que facilita contatos, manutenções e ajustes necessários. 

“Nosso maior desafio era implantar um software que gerenciasse desde os processos administrativos comuns ao varejo, como gestão do caixa e vendas, estoques e relatórios gerenciais dos pontos de vendas e outras funcionalidades, até facilidades com relação às obrigações fiscais”, afirma Rogério Vieira, diretor do segmento de farmácias da Linx.

O sistema inicial utilizado pela Linx foi o IFarma, focado na área comercial, para buscas e novos negócios e indicadores para as lojas.

“Assim que os indicadores começaram a ganhar mais importância e direcionar as decisões estratégicas da Farmelhor, a Linx propôs a solução Plugpharma, que substituiu o IFarma, e gerou maior interatividade nas informações e uma extração mais dinâmica e precisa dos dados”, Ronise Sibinelli, diretoria de TI da Farmelhor.

A Farmelhor foi criada em 2011 e conta com lojas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso.

Com mais de 30 anos de atuação, a Linx tem cerca de 3 mil colaboradores, distribuídos na matriz em São Paulo, 13 filiais em 8 estados, além de unidades de relacionamento espalhadas pelo Brasil. A empresa atende a mais de 44 mil varejistas. 

A Linx fechou o ano de 2016 com uma receita bruta de R$ 569,2 milhões, uma alta de 12% frente aos resultados do ano anterior.