O Grupo Tigre adotou soluções da Qlik com apoio da Target, revenda da Toccato. Foto: Divulgação.

O Grupo Tigre, fabricante de tubos e conexões, adotou soluções da Qlik com apoio da Target, revenda da Toccato.

Presente em mais de 40 países, a Tigre um faturamento anual superior a R$ 3 bilhões e conta com cerca de 8 mil profissionais. 

Segundo Pedro Balista, CIO da Tigre, a ferramenta da Qlik proporcionou diversos ganhos na gestão de negócios. A partir de um processo de extração e transformação dos dados dos sistemas foi possível criar uma série de aplicações em um curto período de tempo. 

Por meio do software, foram avaliadas e monitoradas as principais áreas críticas da empresa, como vendas, financeiro, operações e recursos humanos.

“Para nós da Target foi muito importante a concretização desse negócio, pois a Tigre é uma marca de referência não só nas regiões onde atuamos como no Brasil e América Latina. Ela veio se juntar a outras marcas que nos deixam orgulhosos como Boticário, ALL, Brado Logística entre outras”, detalha o diretor executivo da Target, Roberto Galli Natal.

Atualmente, os relatórios sobre os negócios do Grupo são disponibilizados em poucos minutos em aplicações específicas para o monitoramento da performance financeira. Para construir os arquivos tradicionais, eram necessários dias. 

“Em linhas gerais, a plataforma Qlik proporcionou ao Grupo Tigre a capacidade de agregar valor aos seus dados, suportando o processo de tomada de decisão em âmbito operacional, tático e estratégico”, enfatiza Rafael Gustavo Melo, gerente de planejamento financeiro da Tigre.

Assim, análises de alto valor agregado, que antes eram inexistentes ou demandavam muito esforço operacional, se tornaram viáveis de maneira rápida e visual. 

“A ferramenta alavancou significamente a capacidade da Tigre em extrair valor de seus dados. Conseguimos, de forma simples e rápida, acompanhar os nossos principais indicadores, auxiliando de maneira consistente a tomada de decisões operacionais e estratégicas”, destaca.

Fundada em 2004 em Curitiba, a Target Soluções Integradas é parceira da Qlik no Brasil desde 2005. Nesse período, desenvolveu projetos com soluções da Qlik para mais de 80 clientes nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil. Com mais de 700 clientes, atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua rede de 90 canais. 

A companhia está sediada em Florianópolis, com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Brasília, Minas Gerais, Fortaleza e Campinas

Além da Toccato, também são distribuidoras no país as paulistas Inteligência de Negócios (IN) e Nórdica. A IN tem mais de 500 clientes e filiais em Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília. A Nórdica tem um número igual, com operação apenas em São Paulo.