Tárcio Lopes

Acaba de ser lançada a One12, uma startup que se propõe avaliar as condições de uma empresa através do mapeamento de 144 fatores críticos, funcionando como uma espécie de “GPS” para que os empreendedores saibam onde estão.

Os fatores são divididos em 12 grandes áreas comuns a qualquer empresa, como Vendas, Recursos Humanos, Contabilidade, entre outras.

No quesito gestão financeira, por exemplo, o aplicativo questiona se a empresa do usuário tem processos e rotinas relativos a projeção de fluxo de caixa. Em marketing, avalia o planejamento e o posicionamento da empresa.

“Qualquer um dos exemplos é simples e nada dentro do sistema é complicado. Todos os 144 fatores críticos de sucesso seguem essa lógica e por isso apostamos em seu sucesso”, explica Tárcio Lopes, um dos sócios da One12.

O One12 foi criado unindo as experiências de um grupo de empresários, consultores e profissionais de TI paulistas, incluindo Maurício Conti, diretor de novos negócios da iOpera, uma companhia paulista focada em Big Data, Douglas Silvestrucci, sócio da consultoria Building Capital Finance Bureau.

O plano de investimentos na ferramenta totaliza R$ 1 milhão.

O software custa R$ 199 mensais e já está sendo usado por 182 clientes, com a meta de chegar a 10 mil até o final do ano.