IT Forum Expo é um dos maiores eventos de TI do país.

A IT Mídia, grupo de mídia que organiza alguns dos maiores eventos de TI do país, optou por cancelar o IT Forum Expo, um evento para 6 mil pessoas previsto para acontecer em São Paulo nos dias 21 e 22 de outubro.

Em paralelo, a IT Mídia também anunciou a transferência do IT Forum 2020, previsto para acontecer em entre os dias 17 a 21 de abril na Bahia, para 04 e 08 de setembro no mesmo local.

A disputada premiação Executivo de TI do Ano, que cada ano destaca o trabalho de dezenas de CIOs, programada para ser um evento presencial dia 18 de março de 2020, foi convertida em um evento digital.

As medidas acontecem em meio ao aumento do número de casos do coronavírus no país, que na última contagem chegava a 200.

Realizado a mais de 20 anos, o IT Forum reúne a elite da TI brasileira para um evento realizado em um resort, do qual participam uma média de 180 CIOs das maiores empresas do país, além de um batalhão de representantes de mais de 70 patrocinadores diferentes.

A grande maioria dos participantes voa para participar. Nos últimos dias, diversas empresas tem divulgado medidas para contenção do coronavírus que incluem geralmente a proibição de viagens a negócios.

“Dentro do contexto econômico que se desenha com os fatos atuais, tendo como origem a pandemia de COVID-19, entendemos que as empresas devem ser seletivas em seus investimentos, focando em produtos e estratégias que garantam retorno. Assim, decidimos centrar nossos esforços em nossos produtos líderes de mercado, que nos últimos 22 anos foram fundamentais para transformar o setor de TI”, afirma a empresa em nota.

O número de grandes eventos de TI cancelados vem subindo nos últimos dias.

Na semana passada, eventos para milhares de pessoas como o Basecamp da SalesForce e a conferência anual da ASUG, foram transferidos, ainda nas fases iniciais do contágio.

Na sexta-feira, 13, prefeitura de São Paulo recomendou o cancelamento de todos os eventos de massa, com mais de 500 pessoas.

A medida segue em linha com a orientação do Ministério da Saúde. A prefeitura está cancelando seus próprios eventos por tempo indeterminado e pedindo à iniciativa privada que faça o mesmo.

A medida teve efeitos imediatos. O ERP Summit, um evento sobre software de gestão com previsão de 8 mil participantes no dias 14 e 15 de Abril de 2020, no pavilhão azul do Expo Center Norte, foi cancelado depois do comunicado da prefeitura. A nova data é 29 e 30 de julho.

Ainda dois dias antes, o ERP Summit havia comunicado que pretendia realizar o evento, em um comunicado que listava também medidas preventivas.

Mas o cenário está evoluindo rápido. A medida coloca em xeque a viabilidade de grandes eventos de tecnologia previstos para acontecer na capital paulista no médio prazo, incluindo o VTEX Day, um evento para 22 mil pessoas, ou a conferência do Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud, ambos também previstos para a segunda semana de abril.

O Ministério da Saúde informou neste domingo que subiu de 121 para 200 o número de casos confirmados do novo coronavírus no país.

Desse total, mais da metade dos casos (136) estão no estado de São Paulo, onde foram identificados os primeiros doentes e onde a situação está de longe mais grave.