Plataforma para freelas. Foto: flickr.com/photos/laughingsquid

A partir das dificuldades percebidas durante seus trabalhos como freelancers, Rosana Waszak e Relsi Maron, os dois sócios da CodeUp, fundaram o CodeFreelas.

Ao perceberem que cada atividade dos freelas realizado por ela na área de webdesign e por ele na de programação, como envio de orçamento, busca de clientes e controle financeiro, exigia um processo diferente, eles decidiram criar um espaço para reunir todas essas funções.

O CodeFreelas é uma plataforma para gestão da vida profissional do freela. Nela é possível fazer a gestão de tarefas e projetos, controle financeiro, criação de orçamentos, oferta de trabalhos, avaliação do profissional, além da formação de networking.

Essas ferramentas fazem parte do plano gratuito.

Outras funcionalidades diferenciadas como o gerenciamento ilimitado de projetos ao mesmo tempo, envio de orçamentos para qualquer e-mail, exportação de orçamentos em PDF, criação de portfólio, geração de currículo e recebimento de vagas por e-mail de acordo com o perfil estão disponíveis através de uma assinatura que custa R$ 19,90 por mês.

A startup, acelerada pela Estarte.Me, lançou a versão oficial da plataforma em fevereiro deste ano e ainda não investiu em divulgação pesada, somente em algumas apresentações em eventos.

“Sabendo que hoje mais de 4 milhões de brasileiros trabalham em casa, esperamos que 10 mil usuários estejam cadastrados no site até o final do ano”, projeta Rosana Waszack, sócia da CodeFreelas.

Para o desenvolvimento da plataforma, a Estarte.Me investiu R$ 20 mil. Com o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento de novas ferramentas no site, a CodeFreelas está em busca investidores.

 “Algumas novidades estão por vir, como uma ferramenta para auxiliar os freelancers a calcularem seu valor hora, outra de CRM para ajudar os profissionais com o gerenciamento dos contatos, e um módulo de cursos e treinamentos, onde o profissional poderá avaliar o seu conhecimento e o seu desempenho será exibido em seu perfil”, afirma Rosana. 

Em 2013, o CodeFreelas esteve entre os 5 finalistas do Concurso “Web's Got Talent”, promovido pelo W3C Brasil, o consórcio internacional que trabalha para desenvolver os padrões da Web.

A CodeUp é uma empresa de Porto Alegre fundada em 2008. Ela trabalha com desenvolvimento de apps para sites, lojas virtuais e jogos para navegadores e plataformas móveis.