O FTTH Council Americas LATAM Chapter nomeou Nelson Saito como presidente. Foto: Divulgação.

O FTTH Council Americas LATAM Chapter acaba de nomear seu novo presidente, o brasileiro Nelson Saito, gerente geral de Engenharia de Sistemas da Furukawa. Ele reassume o cargo após sete anos, período em que pode contribuiu com a entidade na diretoria dos comitês de Relações Públicas, Tecnologia e Finanças. 

Agora, Nelson Saito assume a posição de Gilberto Guitarte, que passa para a função de Finanças. 

Na sua gestão atual, tem o desafio de dar continuidade ao projeto iniciado pelo grupo, a fim de atrair novas empresas-membro e promover a capacitação profissional em instalação de redes óticas em todos os países latinoamericanos.

“Quando falamos em promover FTTx, queremos especialmente dizer educar, treinar, capacitar e certificar os agentes nos diferentes mercados da região, que comprovadamente assume a opticalização dos sistemas”, diz Nelson Saito.

A eleição que nomeou Saito como presidente ocorreu durante a 6ª Conferência Anual LATAM - FTTH Council Americas. Durante o evento foi divulgado um estudo de mercado com os principais países da América Latina e Região do Caribe, com projeções até o ano de 2019.

“O estudo apontou que o FTTH (a fibra até a residência) na América Latina alcançou 2,66 milhões de assinantes e 15 milhões de casas passadas em dezembro de 2014, com taxas de crescimento, comparadas a dezembro de 2013, de 57% entre os assinantes e 46% entre as residências atendida”, informa Saito.

A previsão para FTTH na América Latina aponta apara 10,5 milhões de assinantes para 56 milhões de casas passadas em 2019, abrangendo 19 países na região CALA (Caribe América Latina)

Os demais diretores do Capitulo LATAM eleitos para o período 2015/2016 são Lisa Poe (Marketing), Reinaldo Jeronymo (Regulatório), Hector Moreno (Tecnologia), Rogério Lopes (Relações com a Mídia).

Heather Gold agora presidente o FTTH Américas e Kevin Morgan é o Chairman do FTTH Américas.

Até o momento, o FTTH Council LATAM já certificou 199 profissionais latinoamericanos.