A OLX Brasil investirá R$ 250 milhões na operação em 2019. Foto: Divulgação.
A OLX, portal de compra e venda online, aumentou em 2,6% sua taxa de autorização em transações utilizando a ferramenta de machine learning da plataforma de pagamento Adyen.
A empresa utiliza os serviços da Adyen para processar todas as compras de produtos pagos - destaques e planos de anúncios.
Para melhorar a performance, foi feita uma análise detalhada dos dados de pagamento da plataforma pelo algoritmo da Adyen durante oito semanas.
Com o objetivo de ter mais controle e eficiência na prevenção a chargebacks (contestações de compras pelo consumidor que devem ser ressarcidas pelos varejistas), a empresa se uniu a Adyen no último trimestre de 2017 para usufruir da plataforma que reúne os serviços de processamento, adquirência e gerenciamento de risco.
No entanto, regras de segurança mais rígidas podem significar também uma diminuição das taxas de aprovação das compras legítimas. De acordo com dados da Merchant Risk Council de 2018, cerca de 2,5% de todas as transações digitais são bloqueadas em sistemas de antifraude – sem a garantia de que todas sejam fraudulentas.
Para lidar com esse desafio, a OLX e a Adyen criaram uma estratégia baseada em machine learning e uso de dados. Ao analisar a base de informações de pagamentos construída em pouco mais de seis meses, o algoritmo entendeu melhor o comportamento dos consumidores e forneceu insights sobre como otimizar a conversão e aprovar mais transações.
Com isso, o próximo passo foi rever o perfil de risco utilizado na ferramenta de proteção antifraude de pagamentos da OLX.
Esse perfil é composto por diferentes campos de dados, como localização, e-mail, ticket médio, dados do cartão, produtos no carrinho de compra e histórico do usuário, entre outros. Nele, cada um desses tópicos recebe uma pontuação de acordo com o risco de fraude que representa.