Consulta na web pra não cair em fraude. Foto: Baguete

A Certa, que atua no mercado de prevenção contra fraudes e especialista em verificação, autenticação de documentos, lançou o site Consulta Pessoa Física, serviço que permite verificar a situação cadastral de qualquer pessoa física com RG original ou cópia e o número do CPF.

O sistema, que também analisa a veracidade do RG, é destinado ao consumidor final e ao pequeno empreendedor, com a pretensão de apoiar a tomada de decisão para realizar ou não um negócio.

O relatório emitido pelo site Consulta Pessoa Física traz dados cadastrais e probabilidade de inadimplência em uma escala de grau mínimo até máximo. O portal também apresenta exemplos das possíveis informações que o usuário pode obter a cada consulta realizada.

De acordo com Guto Pinesi, sócio fundador da Certa, o serviço nasceu após a percepção da demanda em serviços de verificação e análise, para uso esporádico, por exemplo, ao se contratar serviço terceirizado ou até mesmo ao comprar/vender algum bem como carros, imóveis e outros

O site cobra R$ 9 por consulta e oferece a resposta em poucos minutos. Segundo a Certa, o banco de dados é atualizado diariamente e garante a privacidade dos dados e criptografia em todos os níveis.

Atualmente, são mais de 25 milhões de RGs falsos circulando no Brasil, conforme dados da KPMG.