Vencedores do Grand Prix Senai. Foto: Dudu Leal.

Um banheiro químico adaptado para pessoas com deficiência foi o projeto vencedor do Grand Prix Senai de Inovação, realizado durante a Business IT South America (BITS), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre

O produto conta com um guincho de transporte do usuário de cadeira de rodas para o vaso sanitário e vice-versa, proporcionando acessibilidade a eventos culturais.

Em segundo lugar ficou o projeto Estacione Aqui, um aplicativo que permite a verificação estacionamento livre em áreas controladas por parquímetros.

A ferramenta direciona o tráfego para locais com oferta de vagas, evitando assim a circulação desnecessária em locais onde não há disponibilidade. 

Já o terceiro colocado foi o Fidelidade ao Transporte Público, um programa de milhagem para os usuários mais assíduos de transporte coletivo que pode ser convertido em cupons para acesso a atividades culturais.

O resultado veio depois de 48 horas ininterruptas de trabalho, troca de ideias e reflexão na elaboração de projetos para solucionar problemas de mobilidade. 

Ao todo, surgiram 134 ideias – 71 delas com protótipos. 

Durante a premiação foi anunciado que os três vencedores estão pré-qualificados para participar da próxima edição do Edital Sesi Senai de Inovação e estão mais próximos de chegar ao mercado.

Promovido pelo Senai-RS e IEL-RS, o Grand Prix Senai de Inovação consiste na geração de ideias inovadoras, a partir da união de equipes multidisciplinares, formadas por alunos e técnicos do Senai, representantes de universidades e de empresas, com o objetivo de estimular a inovação dentro das indústrias brasileiras.

O primeiro colocado ganhou um tablet, o segundo lugar recebeu um HD externo e o terceiro lugar uma caneta apontadora laser.