Noam Bizman e Kátia Ortiz.
A ServiceNow já está conseguindo emplacar na América Latina a sua estratégia comercial de ampliar seus contratos para fora do nicho inicial de gerenciamento e automação de serviços de TI para outras áreas, como RH, vendas, marketing, segurança e outras.
"O mercado latino americano está pronto para assimilar nosso portfólio de produtos de forma geral", afirmou o VP de vendas da ServiceNow na América Latina, Noam Bizman. Segundo ele, a empresa já se tornou a referência para soluções de ITSM, mas o bom resultado junto aos clientes já adquiridos está expandindo a sua participação dentro das operações.
A ServiceNow tem uma presença relativamente recente na região (no Brasil desde 2012, a empresa só contratou uma country manager em 2015), mas já está emplacando contratos de porte, como a varejista Leroy Merlin, que começou adotando soluções de gerenciamento de TI, mas já está implementando softwares para gerenciar compras e finanças.
"Além disso, estamos com 10 outros departamentos da empresa em negociações para aumentar o escopo do projeto dentro da companhia. Como nossa solução é na nuvem, o tempo e custo reduzidos para a implementação atraíram outros executivos além do CIO", destaca Kátia Ortiz, country manager da empresa no Brasil.
Kátia frisa que a empresa tem dois data centers no país para suportar a solução cloud, um fator que provavelmente pesa para grandes clientes como Azul Linhas Aéreas, Gerdau e O Boticário.
No México, a companhia já fez um cliente que começou um projeto com a ServiceNow adotando uma solução fora do ITSM. A Cemex, multinacional do segmento de construção civil e uma receita anual de US$ 15 bilhões, adotou a plataforma da empresa para gerenciar seu relacionamento com fornecedores.
"Foi o primeiro projeto na América Latina em que começamos sem qualquer ligação com a parte de TI, em que criamos um portal para fácil gerenciamento das informações da empresa junto a seus fornecedores", explicou Mauricio Garcia-Cepeda, country manager da ServiceNow no México.
No México, a empresa conta com nomes grandes na sua carteira de clientes, como Bimbo (alimentos) e FEMSA, maior envasadora da Coca-Cola na região.
Atualmente, a estratégia da multinacional para a América Latina tem foco em três países principais: México, Colômbia e Brasil, onde já conta com equipes estabelecidas.