Leandro Lehnen, gestor de Infraestrutura de TI do Grupo Herval.

O Grupo Herval, organização composta por 11 empresas e 20 linhas de negócios, migrou sua plataforma de e-mails de um ambiente Linux para a nuvem Microsoft Office 365, em um projeto desenvolvido pela NGXit, empresa de tecnologia com sede em Porto Alegre.

A migração compreendeu cerca de 2,5 mil caixas postais. Das licenças utilizadas no projeto, fornecidas pela Brasoftware, 40% são do tipo E3, que contempla o pacote Office completo. Esses usuários até então utilizavam apenas Suítes Office Livres, com limitações de recursos apenas a e-mail, oferecendo poucas opções de integração e automatização.

 “Mensalmente, eram gerados muitos chamados para tarefas simples, como troca de senha, mensagem de férias e aumento de cota. Esse tipo de chamado foi praticamente eliminado com o Office 365”, conta Leandro Lehnen, gestor de Infraestrutura de TI do Grupo Herval.

Devido ao crescimento do grupo, que conta com mais de 200 filiais e mais de 7 mil colaboradores distribuídos por várias cidades do país, a necessidade de uma solução de colaboração se tornou fundamental.

A migração para a nuvem da Microsoft contemplou, além do pacote Office, também a ferramenta de agenda corporativa, o MS Lync (agora Skype for Business) e o OneDrive. O Grupo estuda o início da utilização do Yammer, a rede social corporativa da Microsoft.

Os ganhos também vieram em capacidade de armazenamento: hoje, cerca de 40% das caixas postais do Grupo Herval chegam a 50 GB. 

No projeto, a NGXit  atuou como parceira Microsoft com competência cloud deployment, o que isentou o Grupo Herval do investimento nos serviços de implantação e migração, pagos diretamente pela Microsoft à NGXit. Além disso, a NGXit responde pela parte de treinamentos e suporte à nova estrutura.

O Grupo Herval atua em áreas diversificadas, incluindo materiais de construção, ferramentas, móveis, eletrodomésticos, bazar e informática. A organização mantém 87 unidades da rede de lojas taQi no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de ser o maior revendedor Apple oficial no Brasil, com 35 lojas iPlace em 14 estados e 63 lojas My Store em 12 estados

Sediado em Dois Irmãos, que fica a 52 quilômetros de Porto Alegre, o Grupo é dono de um faturamento anual na casa dos R$ 2 bilhões.

A NGXit foi fundada em 2011, resultante da fusão entre as empresas e-Partner, focada em infraestrutura e comunicações, e Toptrend.

O portfólio da companhia compreende soluções para as áreas de cloud computing, banco de dados e portais, data center e network, virtualização, comunicações unificadas e segurança em TI.