A Huawei iniciou a primeira edição brasileira do Seeds for the Future. Foto: Divulgação.

A Huawei iniciou a primeira edição brasileira do Seeds for the Future, um programa global de responsabilidade social corporativa que tem o objetivo de capacitar universitários nas s tecnologias de informação e comunicação (TIC). 

O programa Seeds for the Future da Huawei está sendo realizado em parceria com a CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 

Um grupo de 15 jovens brasileiros - que estão na China pelo Ciência Sem Fronteiras - participam do projeto. Os alunos receberão treinamentos ministrados por especialistas globais da Huawei durante uma semana, além de terem a oportunidade de visitar os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da empresa. 

O escopo do programa inclui capacitação em tecnologias avançadas de redes de banda larga fixa e móvel, como 5G, computação em nuvem, internet das coisas e cidades inteligentes. 

Desde seu lançamento em 2008, o Seeds for the Future da Huawei já foi implementado em 35 países, beneficiando mais de 10 mil estudantes. 

“Iniciar esse programa no Brasil reflete nosso compromisso com a indústria local de TIC. Por meio da parceira, os estudantes brasileiros terão contato com as tecnologias mais avançadas disponíveis atualmente, além de inovações que chegarão ao mercado nos próximos 5 a 10 anos”, afirma Jason Zhao, CEO da Huawei do Brasil.

A contribuiu na divulgação e seleção dos estudantes para o Seeds for the Future, por meio do programa Ciências sem Fronteiras, junto com a equipe da Huawei. 

Além dos 15 participantes, 30 alunos brasileiros que realizam seus estudos na China e que também tiveram destaque durante o processo seletivo terão a oportunidade de conhecer os centros de P&D da Huawei em Pequim, Xangai e Wuhan. 

Além dos universitários selecionados, todos os 85 estudantes que se inscreveram serão convidados para entrevistas na Huawei do Brasil para oportunidades de estágio oferecidas pela empresa.

Ao longo últimos dos anos, a Huawei tem investido cerca de 10% de seu faturamento global em P&D, sendo que, apenas em 2014, estes investimentos atingiram mais de US$ 6,5 bilhões.