Roberto Wik, diretor de indústria e varejo da Cognizant para a América Latina. Foto: divulgação.
Creio que você em algum momento já deve ter ouvido falar a respeito, e quem sabe até praticado o desapego de coisas que não utiliza mais. Quem não lembra do slogan da propaganda "Desapega, Desapega, OLX!"?
Quando nos referimos a coisas que estão encostadas em um canto da casa ou guardadas no fundo do armário ou na garagem, talvez a ação do desapego seja um pouco mais fácil, pois além de liberar espaço físico pode se transformar, em muitos casos, em valor financeiro, ou seja, uma monetização mesmo que pequena.
E quem, principalmente neste momento de pandemia, não valoriza uma entrada de caixa inesperada?
Você já parou para pensar que isso pode estar acontecendo com você também em relação ao seu conhecimento profissional? Para a maioria das pessoas é muito difícil pensar nesse desapego de conhecimentos adquiridos no passado, pois elas investiram muito esforço e tempo, e, na maior parte das vezes, financeiramente.
A pergunta que vem à cabeça é "poxa, eu investi tanto tempo, esforço e dinheiro para aprender determinado conhecimento profissional, como agora devo simplesmente deixá-lo de lado?"
Realmente não é tarefa fácil, mas no mundo moderno e tecnológico de hoje é quase imprescindível. Talvez você esteja se preocupando demais em como utilizar ou reutilizar esse conhecimento em vez de simplesmente deixá-lo de lado e olhar para frente.
Não que os conhecimentos adquiridos devam ser ignorados, eles servem de base para aquisição de novos conhecimentos, mas devemos tratá-los como algo do passado e aprender a nos reciclar, nos reinventar.
Cada vez mais, o surgimento de novas tecnologias, novas metodologias, novas formas de trabalhar faz com que devamos nos preparar para o novo. O "re-skill" é obrigatório.
Esqueça as linguagens de programação antigas, os modelos de infraestrutura centrados em equipamentos físicos, a execução manual de atividades repetitivas, as estruturas organizacionais hierárquicas, as implementações de soluções que levam anos sem atender à evolução das necessidades de negócio. É difícil, mas aprenda a desapegar desse conhecimento.