OLHO NO CALENDÁRIO

Oracle lidera atraso na implantação de ERP

16/07/2012 11:32

Pesquisa indica que mais da metade das implantações de ERP atrasam. No pódium pouco desejado, Oracle, SAP e MS.

Calendário do ERP tem atraso rotineiro. Foto: Flickr.com/jexweber

Tamanho da fonte: -A+A

Mais da metade das implantações de ERP atrasam, em relação ao tempo inicialmente previsto no contrato entre cliente e fornecedor, e, nisso, a Oracle é a mais demorada, segundo pesquisa da consultoria norte-americana Panorama.

Conforme o estudo, o ERP Dynamics, da Microsoft, é o de implantação mais rápida, com média de 13 meses para conclusão, seguido pela SAP, com cerca de 17 meses, e pela Oracle, com 18 meses, aproximadamente.

Já na comparação entre os prazos dos projetos, a consultoria levantou que o ERP Oracle tem média de atraso de quatro meses, enquanto para SAP e Dynamics esta média cai pela metade.

A Panorama, entretanto, faz a ressalva de que o Dynamics é mais utilizado em pequenas e médias empresas, onde os ambientes e cenários de implantação são menos complexos do que tradicionalmente ocorre com clientes SAP e Oracle.

Especializada em projetos de ERP, a Panorama realizou o estudo junto a duas mil empresas , de diversos setores e portes, em 61 países, analisando implementações realizadas entre fevereiro de 2006 e maio de 2012.

Do total, 61% das companhias indicaram atrasos em seus projetos de ERP, enquanto 28% afirmaram ter implementações no prazo previsto.

Já 11% do grupo destacou ter encerrado as implementações antecipadamente à data prevista.

POR QUÊ?
Como razão dos atrasos, 29% das entrevistadas apontaram mudança no escopo do projeto inicial, 20% comentaram problemas organizacionais, 17%, dificuldade para cadastramento de dados corporativos no ERP e limitação de recursos humanos; 14%, problemas técnicos nas implantações e 4%, questões relativas à tecnologia dos softwres.

ROI
Além disso, o estudo aponta que um terço das companhias ouvidas ainda não atingiu o retorno de investimento inicialmente previsto nos projetos de ERP.

Já 30% afirmam ter levado ao menos três anos para perceber o ROI.
 

Veja também

Vendas de ERP chegam a US$ 37,9 bi

Dados da consultoria IDC estimam em US$ 37,9 bilhões os gastos mundiais com ERPs.

O número calculado pelos analistas de mercado representa uma expansão de 10% na comparação com os resultados obtidos no ano anterior.

No ano seguinte, no entanto, o mercado deverá apresentar uma desaceleração, registrando alta de 6,3% frente a 2011, segundo a mesma consultoria.

Meta vende ERP da MS

O Grupo Meta acaba de dar início a uma nova operação, focada na venda do sistema de gestão da Microsoft, o Dynamics AX.

Novo ERP Cigam mira pequenos

De olho num mercado potencial de meio milhão clientes, a Cigam lança o ERP Start, voltado para pequenas empresas.

A estratégia, segundo Robinson Klein, diretor de Mercado da Rede Cigam, é oferecer uma solução “escalável e dimensionada pelo tamanho do cliente”.

“Não é só um produto novo, é uma estratégia de comercialização diferenciada”, defende Klein.

ERP pela metade do preço

MSBS Tridea: maior suporte a Dynamics da AL

A MSBS Tridea, parceira Microsoft, inaugura neste mês, em seu escritório em São Paulo, o que define como “a maior estrutura de suporte da América Latina para usuários das soluções Dynamics CRM e ERP”.

Ocupando mais de 50% da área total do escritório, o novo espaço concentra 42 posições de atendimento direto aos clientes, três salas de treinamento equipadas e quatro salas de reunião, sendo três delas com equipamentos de videoconferência.

Colombo: nova TI começa pelo Dynamics

A Lojas Colombo deu a largada no processo de implantação do ERP Microsoft Dynamics Ax. O projeto, que terá consultoria da MSBS Tridea, não marca só a entrada de um novo software de gestão na empresa, mas o início de uma nova cultura na área de TI.

DE CACHORRO GRANDE
Verdi: SAP é maior que Totvs no Brasil

O presidente da SAP Brasil disse à CRN que acredita que a empresa já seja maior do que a Totvs em participação no mercado nacional de ERP.

NA JUSTIÇA
Advanced: mais Oracle para TRT-RS

Licitação compreende manutenção, revisão de infraestrutura, tuning, atualizações e migrações na infraestrutura.

Oracle EM 12c: nuvem 84% mais rápida
A Oracle anuncia o Oracle Enterprise Manager 12c, que a companhia defende ser a primeira solução do setor a combinar gestão da pilha completa com gerenciamento de ciclo de vida de nuvem empresarial.