A Gemelo, empresa paulista de outsourcing de TI e business process conseguiu economia de 60% de energia elétrica e 70% em espaço com a tecnologia Dell Compellent Storage Center.

O valor do projeto não foi revelado.

Segundo a Gemelo, um de seus clientes, um banco ligado à rede varejista, tinha alguns desafios ligados ao crescimento de volume de armazenamento e aos custos.

Com a solução Dell Compellent, a Gemelo conseguiu consolidar todos os dados do cliente em uma única estrutura.

Houve também redução do custo imediato do GB armazenado e ainda o custo do GB para crescimento, uma vez que o armazenamento em camadas permite que os crescimentos sejam menores e em discos mais baratos.

O tempo investido pela equipe de armazenamento em administrar o ambiente também diminuiu em cerca de 70% devido à facilidade de utilização da interface de administração da solução Dell Compellent.

Hoje, a Gemelo tem mais de 300TB de armazenamento, considerando produção, staging de backup e backup.

Além do custo de armazenamento e do tempo de administração, houve uma redução de consumo de espaço físico em RACKs, aproximadamente 50% (em estrutura de armazenamento).

Na fase de implantação, a Gemelo trabalhou em conjunto com a Dell e com a equipe UNISYS na integração de atividades e flexibilização de prazos.