Foto: Divulgação

A Central Nacional Unimed (CNU), operadora nacional de planos de saúde empresariais do Sistema Unimed, investiu cerca de R$ 1 milhão em um projeto de gestão de processos de negócios com a CPM Braxis Capgemini e a IBM Brasil.

O objetivo da operação era aumentar a produtividade da área operacional e reduzir custos.

A CPM Braxis Capgemini desenvolveu e implementou o projeto, em parceira de negócios com a IBM Brasil.

Dentre os principais resultados obtidos, estima-se um aumento de 20% da produtividade da equipe, além da redução de papel, fotocópias e custos com correio.

Segundo a Unimedi, houve também uma diminuição significativa no número de caixas e documentos espalhados pela área, o que aumentou o espaço físico e, consequentemente, o fluxo operacional da equipe.

A proposta envolveu a implementação de uma solução composta pelo FileNET da IBM – que inclui o módulo de Business Activity Monitoring – e 152 licenças de usuários para utilização dos produtos.

“Nosso foco era implantar uma solução tecnológica que automatizasse o processamento das contas médicas com a análise de auditoria médica e enfermagem, tudo integrado ao nosso sistema de gestão”, explica Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed.

Antes do projeto, diz Akl, as guias de internação e documentos eram manuseados pelos analistas, auditores médicos e enfermeiros, o que gerava retrabalho, perda de tempo e trânsito desnecessário de papéis.

Agora temos uma produtividade maior, com mais tempo dedicado à análise efetiva dos documentos, além de mais segurança, menos riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Também houve redução dos gastos com papel sulfite, tonner e expedição. Estima-se que cerca de 2,5 milhões de folhas de papel serão economizadas em decorrência da utilização da ferramenta.

O FileNet permite, ainda, o gerenciamento de conteúdo e processos, fazendo com que todos os setores envolvidos estejam em conformidade, otimizando o fluxo de informações.

É possível capturar e distribuir simultaneamente informações de forma eficiente e segura, de acordo com as necessidades específicas dos processos de negócios da Central Nacional Unimed.

Formado por 371 cooperativas, a Central Nacional Unimed (CNU) é a sexta maior operadora do Brasil com quase 1,2 milhão de beneficiários.