NO MAR E NA TERRA

Wilson, Sons vai de SAP

16/07/2012 14:13

No projeto, a Neoris implantou toda a parte de back-office, além de uma solução de logística para estaleiro no litoral de São Paulo, onde toda a cadeia foi atendida pela SAP.

Rebocador Wilson,Sons. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Neoris implementou o ERP SAP em todas as 29 razões sociais do grupo Wison, Sons, operador de serviços portuários, marítimos e logísticos terrestres no Brasil.

No projeto, a Neoris também implantou toda a parte de back-office, além de uma solução de logística para o estaleiro localizado no Guarujá, litoral de São Paulo, onde toda a cadeia produtiva foi atendida pela SAP.

Batizado de ‘Novos Mares’, o projeto contemplou a implementação da versão 6.0 do ERP, envolvendo as unidades de negócio terminais portuários, rebocadores, logística, agenciamento marítimo, estaleiros e offshore do grupo, que apoia plataformas de exploração de petróleo e gás.  

A implantação levou 15 meses e englobou 15 módulos da solução para as áreas de finanças, controladoria, controle e planejamento de produção, vendas, gestão de qualidade, manutenção de planta, administração de compras e inventário, gestão de projetos, entre outros.

Ao todo foram cerca de 200 profissionais envolvidos, sendo 85 consultores da Neoris no Brasil, sob a coordenação da gerente de Projetos Eni Souza.

“Conseguimos unificar as informações financeiras e contábeis, assim como padronizar os processos de compras, informações cadastrais, manutenção e ainda aplicar um modelo contábil aderente aos processos de negócios da empresa”, explica Maíra Quadra, gerente geral do projeto da Wilson, Sons.

A Neoris também atuou na parte de gestão de mudanças (Change Management) para as áreas de comunicação, formação de equipes (Team Building), gestão de impactos organizacionais e treinamentos, capacitando 800 colaboradores em 75 cursos presenciais e 80 e-learning.

Os sistemas entraram no ar em abril de 2012. Na continuidade, a Neoris mantém contrato de suporte e manutenção com a Wilson, Sons.

Especializada em outsourcing de aplicações, integração de sistemas, BI e implantação de soluções SAP e serviços gerenciados, a Neoris afirma ser a primeira empresa de origem latino-americana a obter o selo de parceiro global da SAP.

Com sede em Miami, a companhia mantém operações nos Estados Unidos, Europa, América Latina, África e Oriente Médio, além de presença indireta em 27 países, empregando mais de 3,5 mil profissionais.

A consultoria fechou 2011 com crescimento de 34% nas operações globais.

O faturamento, a companhia não divulga, mas destaca que a expansão no último ano foi impulsionada pelas receitas na América do Norte e Europa, com destaque também para os negócios em mercados emergentes como América Latina e Oriente Médio.

Veja também

BOMBA
IBM assume controle da Neoris?

Site Nearshore Americas afirma que IBM fechou contrato de ouscouring com a Cemex. Negócio envolveria a transferência da subsidiária Neoris.

SERVIÇOS
Neoris cresce 34% com foco em SAP

A Neoris, especializada em serviços SAP e outsourcing de aplicativos, fechou 2011 com crescimento de 34% nas operações globais. 

COMBUSTÍVEL PARA TI
BsBIOS incrementa SAP com BasisIT

Empresa de Passo Fundo especializada em biocombustível migrou ambientes SAP para a plataforma Power7, usando sistema operacional AIX6, em projeto assinado pela porto-alegrense BasisIT.

FURO
Dzodan assume SAP Brasil

Ele está na SAP desde 2004, quando entrou como VP de engenharia de valor.

GUERRA NAS NUVENS
SAP leva Ariba por US$ 4,3 bilhões

Valor pago pela SAP representa um prêmio de 20% sobre o valor das ações da Ariba na bolsa e avalia a empresa em 6,9 vezes a receita esperada para 2013.