A Agro Amazônia adotou o QlikView com apoio da Toccato. Foto: Divulgação.

A Agro Amazônia, que atua na distribuição de insumos nos setores agrícola e pecuário, adotou o QlikView com apoio da Toccato, uma das três distribuidoras da Qlik no Brasil.

Fundada em 1983, em Cuiabá, a empresa atua em cinco estados e 30 municípios, na comercialização de produtos e realização de assistência técnica aos clientes dessas regiões. Em fevereiro de 2015, o grupo japonês Sumitomo adquiriu 65% das ações da Agro Amazônia.

Antes de utilizar a plataforma de BI, a equipe de gestores da Agro Amazônia encontrava problemas com a organização da requisição por informações. Cada setor necessitava de uma informação nova e diferente, e quando as demandas surgiam, tais dados acabavam convergindo, gerando desencontros entre os dados apresentados em relatórios e na própria comunicação.

Hoje, a Agro Amazônia utiliza a ferramenta em três setores: comercial, financeiro e contábil. 

De acordo com Helen Cavalcante, gerente de TI da Agro Amazônia, o Qlik auxilia diretamente em demandas como gerenciamento de estoque e análise de margens de contribuição. 

“A própria cultura da gestão por indicadores foi criada através da ferramenta, porque com a possibilidade de fazer essas análises, os líderes criaram essa cultura de a partir dos dados gerados formular planos de ação, algo que antes era muito difícil”, explica.

Para a gerente de TI, as informações são de fácil acesso aos gestores, possibilitando que eles tomem decisões mais rapidamente.

“Antes a empresa agia de forma lenta na tomada de decisão por falta de informações. Depois da implementação do QlikView o cenário mudou bastante. Hoje, se há algum atraso, ele não está relacionado a questão de disponibilidade de indicadores estratégicos”, conclui Helen.

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil. Hoje com mais de 850 clientes e mais de 60 colaboradores, a companhia atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua rede de canais, que contempla mais de 80 parceiros. 

No Brasil, a Inteligência de Negócios e a Nórdica também atuam como distribuidoras da Qlik e atendem, respectivamente, cerca de 650 e 500 clientes, segundo os últimos dados disponíveis.