RPA é uma mão na roda para funcionários da Volkswagen Financial Services. Foto: Volkswagen.

A Volkswagen Financial Services, empresa que oferece financiamento, consórcios e seguros para os clientes da montadora alemã no Brasil, está usando tecnologia de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) da UiPath para agilizar suas negociações.

A primeira frente de uso da tecnologia é o processo de renegociação contratual, no qual a demanda explodiu em função das consequências econômicas da pandemia do Covid-19.

De acordo com dados da Febraban, até abril foram contabilizados mais de 2 milhões de pedidos de renegociação pelas principais instituições financeiras. 

A Volkswagen Financial Services não abriu o seu volume total, mas deu um exemplo prático de um cliente no qual foram renegociados 1 mil contratos em cinco dias, o que significa uma economia de 90 horas de trabalho frente ao processo normal.

“Saímos de um processo manual para uma rotina automatizada, com uso de softwares de robôs e que mantêm nossos profissionais motivados e focados em funções menos operacionais e mais estratégicas”, afirma Kaio Bitencourt Armenio da Volkswagen Financial Services.

O trabalho com RPA começou com projetos piloto antes da pandemia. Ao todo, 120 funcionários da Volkswagen Financial Services passaram por workshops sobre a tecnologia.

Um sistema de RPA funciona diferente de uma ferramenta de automação de workflow na medida em que o sistema "aprende" a executar a tarefa copiando os movimentos do usuário na interface gráfica.

Assim, o software pode aprender como receber um e-mail com uma fatura, copiar certos dados e depois digitar eles em um sistema.

Pela conta da UiPath para cada US$ 1 investido na plataforma RPA as empresas possam alcançar retorno de US$ 15 ou mais ainda no primeiro ano de trabalho.

De acordo com o Gartner, 85% das grandes empresas terão adotado alguma automação para tarefas repetitivas por meio de software até 2022, como validação cadastral, transferência de informações em grande escala e integração de sistemas. 

Fundada em 2005 na Romênia, a UiPath é uma das empresas mais badaladas no segmento de RPA, tendo sido listada em setembro em número 3 no ranking Forbes Cloud 100. 

A companhia tem um escritório em São Paulo e em 2019 organizou seu primeiro evento no Brasil.