Facebook testando novos recursos. Foto: divulgação.

O Facebook está testando sua entrada no lucrativo mercado dos pagamentos eletrônicos, com uma ferramenta própria para pagamentos em dispositivos móveis.

A rede social firmou uma parceria com o app de e-commerce JackThreads, em uma iniciativa para agilizar processos em parceria com sistemas de transações financeiras como PayPal, Braintree e outros apps de pagamento móvel, um mercado que, segundo o Gartner, movimentará US$ 235 bilhões em 2013.

Segundo destaca o TechCrunch, o feature integra informações guardadas pelo Facebook com as plataformas de e-payment, fazendo um pré-cadastro de dados do cliente, uma alternativa para pular etapas consideradas chatas pelos consumidores.

Com a novidade, sites de pagamento podem contar com um recurso já presente em outras páginas, oferecendo a opção do usuário inserir dados básicos com suas informações de Facebook, ganhando em agilidade.

O sistema do Facebook funciona como uma camada sobre apps de pagamento já existentes. O processamento da compra e transação ocorre fora da rede social.

Segundo declarou o Facebook em nota, o teste está no início, com poucos usuários.

O ganho da rede de Mark Zuckerberg com este recurso não é uma novidade: informação. Ao saber dos hábitos de compra de seus usuários, que já passam dos 1,2 bilhão, o Facebook terá mais dados sobre o ROI de seus anúncios.

"A curto e médio prazo, o negócio do Facebook é publicidade. Sua estratégia é oferecer a anunciantes e desenvolvedores ferramentas que estimulem a compra de anúncios, sejam eles online ou offline", avalia Josh Constine, do TechCrunch.