Um dos veículos da Unimed Aeromédica. Foto: divulgação

A Unimed Aromédica implantou o Dedalus, sistema integrado de gestão da Betta Tecnologia.

Com mais de 2,3 milhões de clientes e uma área de atuação que compreende todo o território nacional, esta divisão do sistema Unimed atua em remoções aéreas de pacientes, o que exige contole dos tipos de ambulância utilizadas na parte terrestre, de acordo com a demanda do usuário, entre outros itens.

Para gerir esta estrutura, a companhia buscou o software da Betta para integrar seu ambiente de TI, fazendo o cruzamento de todas as informações e automatizando os dados gerados nos atendimentos e gestão de procedimentos.  

De acordo com superintendente de Negócios da Aerómedica (SNE), Cristiano Silva Rocha, até 2012 a empresa utilizava uma ferramenta, desenvolvida por uma software house, que limitava a gestão dos processos porque não estava integrada aos demais sistemas da Unimed.

O Dedalus mudou esta realidade, interagindo entre diferentes bases de dados, o que, além de facilitar o gerenciamento de processos, reduziu custos e otimizou a governança da unidade, mitigando possíveis erros durante o transporte dos pacientes.

Ainda de acordo com o superintendente, o sistema permite gerenciar aeronaves, procedimentos para a remoção, informações sobre as pistas de pouso, heliportos e aeroportos, os relatórios dos médicos e o envio de mensagens, via sms, para os acompanhantes dos pacientes.

“O sistema dá aos médicos a possiblidade de acessarem remotamente o sistema, por ser todo baseado na web. Nossos plantões são de 24 horas, mas não é mais necessário o médico estar na base todo o tempo para checar e atualizar os dados”, ressalta Rocha.

O gestor Médico da Unimed Aeromédica, Flávio Lopes Ferreira, complementa que a solução possibilita preencher o formulário dos pacientes à distância, agilizando o atendimento.

“Futuramente, os profissionais poderão fazer o uso de tablets, dentro das aeronaves para inserir os dados dos paciente, dos medicamentos etc. Ao pousar, tudo já estará automaticamente atualizado no sistema por meio de conexão 3G ou Wi-Fi”, projeta Ferreira.

A Unimed Aeromédica atua com quatro aeronaves – um helicóptero, dois aviões turboélice e um jato Learjet, além de ambulâncias, e usa duas bases, uma no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e outra em Bacacheri, Curitiba.

A unidade já soma mais de seis milhões de quilometros voados na realização de mais de 9,9 mil transportes.

A Betta também realizou diversos outros projetos para outras Unimeds, como o fornecimento do SisCob Tesouraria, SGS – Sistema de Gestão de Saúde  e CRM para a área de vendas,  entre outros, para as Unimeds Paulista, Paulistana, Uberlândia, Franca, Norte Paulista e Araxá.

A companhia, que tem sede em Ribeirão Preto, tem outros clientes na área da saúde, como Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Santa Casa de Franca , Santa Casa de Joaquim da Barra, LogiMed e JP Indústria Farmacêutica.
Recentemente, a Betta recebeu aporte do BNDES para a expansão dos negócios, criação de novas áreas, maior investimento em certificações e ampliação das regiões onde atua.

Assim, iniciou operações em São Paulo Capital, Campinas, Belo Horizonte e no Triângulo Mineiro.

A empresa é nível E do MPS-BR e mira atingir o nível C em 2014 e o topo da MPS-BR, o nível A, em 2016.