Cleber Piçarro, CEO da Nérus e Melqui Sodré, CEO da Venda.la. Foto: Divulgação.

A Nérus Software, especializada em sistemas de gestão de varejo, firmou uma joint venture com a Venda.la, desenvolvedora de hubs de integração para e-commerce e marketplaces. O movimento acontece a partir da compra pela Nérus da participação da ACE na Venda.la.

A empresa participou do programa de aceleração da ACE em 2018. Com essa transação, a aceleradora chega a 14 empresas no seu portfólio de exits.

O objetivo da joint venture é oferecer soluções para a entrada de varejistas no e-commerce, atendendo às demandas de todo tipo de operação comercial. Desde microempresas, que atuam na chamada “cauda longa” de produtos de nicho, até grandes redes de varejo e desejam abrir operações omnichannel.

A Venda.la traz para a joint venture um hub de integração com marketplaces, sites de e-commerce, gestão logística e ERPs. Já a Nérus oferece um ERP para varejo de móveis e eletro, moda e calçados, autopeças e material de construção. 

Juntas, essas tecnologias permitirão às redes varejistas abrirem frentes de operação online gerenciadas de forma integrada com o varejo físico.

“O e-commerce já representa 6% das vendas do varejo brasileiro e cresce a taxas de dois dígitos por ano, enquanto o varejo tradicional segue o desempenho da economia”, afirma Cleber Piçarro, CEO da Nérus.

A Nérus tem 28 anos de experiência na oferta de softwares para a gestão do varejo. Com mais de 150 redes varejistas em sua carteira de clientes, a Nérus foi investida no final de 2017 pelo Fundo Criatec2, gerido pela Crescera Investimentos, juntamente com seus parceiros, Triaxis Capital e FC Partners.

As operações atuais das empresas serão mantidas com a joint venture. O escritório da Nérus, em Belo Horizonte, conta com 70 pessoas e está sendo ampliado para acomodar mais colaboradores. A Venda.la, em Ribeirão Preto, deverá crescer de 15 para 30 funcionários em um ano. 

Além disso, a joint venture abrirá um escritório comercial em São Paulo.