Cinemas embarcam na transmissão via satélite. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Se antes o cinema funcionava na base de rolos e rolos de película para a exibição dos filmes, inovações como o formato digital aos poucos estão mudando esta tradição. Outra novidades que vem ganhando força em cinemas do país é a transmissão ao vivo de filmes via satélite.

Esta nova oferta, como destaca matéria do Valor, está crescendo em função da transmissão ao vivo de shows, eventos desportivos e apresentações para o mercado empresarial.

Segundo os donos de cinema, a novidade atraiu o público. A final da Liga dos Campeões 2013, na qual o Bayern Munique venceu o Borussia Dortmund, 52 cinemas no país transmitiram o jogo ao vivo, com sessões lotadas e um total de 9 mil espectadores.

Conforme explica Jurandir Pitsch, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da operadora de comunicações via satélite SES para América Latina e Caribe, a qualidade obtida no cinema é superior ao que assinantes de TV por satélite experimentam em suas casas.

Para ter esta qualidade, os cinemas e os responsáveis pela transmissão dos dados utilizam a Banda C, dedicada ao tráfego de grandes volumes de dados e menos sujeita às intempéries climáticas.

Só para uma comparação para entender a necessidade do alto nível de transmissão, um arquivo de vídeo para cinema fica na faixa de 400GB a 500GB, enquanto um filme HD de mesmo tamanho em transmissão via internet não passa dos 2GB.

No caso da televisão por satélite - a tradicional e a de alta definição (HD) - a frequência mais usada é a Banda Ku, que ainda sofre quedas de sinal por conta de interpéries climáticas.

Os motivos desta sensibilidade às interferências tem a ver com o espectro da frequência. A Banda C opera em uma faixa de frequência de 4 gigahertz, enquanto a Banda Ku opera em uma faixa três vezes maior.

Quanto maior a faixa de frequência, disse Pitsch, mais sujeita ela está ao clima. A Banda C é mais potente e estável que a Banda Ku, com um índice de falha de 0,0003%. A taxa de transmissão varia de 70 megabits por segundo (Mbps) a 80 Mbps.

* Quer ver os melhores filmes sem interrupção? Contrate um plano de internet banda larga da Net.