Udesc implanta sistema para contratos. Foto: divulgação.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) implantou este mês o Sistema de Contratos (Sicon), desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Setic) para possibilitar o cadastro e o gerenciamento de todos os contratos da instituição.

O Sicon traz informações dos contratos vigentes da universidade - que são cerca de 230 - e dos já encerrados, assim como dos processos de dispensa de licitação, de inexigibilidade de licitação e de outras modalidades que tenham gerado contratos.

Conforme o coordenador de Licitações e Compras, Alexander Ricardo Martins, será possível lançar aditivos e apostilamentos no Sicon, agilizando o trâmite dos processos e o acesso a todas as informações em tempo real.

Segundo Martins, os dados do Sicon são colocados por servidores dos setores de Compras e Contratos da Reitoria e dos centros, enquanto a administração do programa está sob responsabilidade da equipe da Coordenadoria de Licitações e Compras (CLC).

"O programa foi idealizado pela atual gestão do setor de Licitações e Compras da Reitoria para atender a necessidade de gerar a numeração sequencial contratual para toda a Udesc e permitir que os fiscais e os servidores envolvidos com contratos tenham acesso a todos os arquivos", afirma.

"O sistema vai evitar que ocorram falhas como falta de publicação e empenhos incorretos, pois os contratos só ficarão ativos se todos os arquivos forem colocados", destaca Martins.

Os servidores da Udesc já podem fazer pesquisas no Sicon, que está disponível no sistema Expresso, por meio do número de matrícula e da senha do e-mail.