Brasil sobe no outsourcing. Foto: Shutterstock.

O Brasil subiu quatro posições no ranking de principais países para serviços de outsourcing, ocupando o oitavo lugar na lista divulgada esta semana pela consultoria A.T. Kearney.

Segundo o relatório Global Services Location Index (GSLI), o mercado brasileiro ultrapassou o de países como Bulgária, Egito e Polônia, mas ainda figura atrás de Índia, China, Malásia, México, Indonésia, Tailândia e Filipinas.

A pesquisa GSLI classificou os 51 principais países do segmento, baseando-se em três categorias de avaliação: atratividade financeira, ambiente de negócios, capacitação e disponibilidade de profissionais.

Para Pietro Gandolfi, diretor A.T. Kearney no Brasil, o mercado brasileiro de software e integração de sistemas no País mostra um ambiente de negócios favorável para funções de back-office, como offshoring de TI e processos de negócios.

De acordo com o executivo, mesmo com a mão de obra cara, deficiências de infraestrutura e carga tributária elevada, o país se destaca pela especialização de seus talentos.

"Várias cidades são candidatas para considerar prestação de serviços internacionais globais: além de São Paulo e Rio de Janeiro, cidades como Campinas, Curitiba e Porto Alegre mostram-se como potenciais destinos pelos talentos qualificados nessas regiões”, diz Gandolfi.

Na parte de terceirização em países emergentes, a Ásia continua dominando, com seis países entre os dez primeiros (Índia, China, Malásia, Indonésia, Tailândia e Filipinas).

A Europa Central oferece uma indústria madura e profissionais altamente capacitados, com mais ou menos 50% do custo da Europa Ocidental, sendo que esta vantagem de custos ainda aumenta mais no Sudeste da Europa.

O Oriente Médio e o Norte da África se beneficiam de sua proximidade com a Europa e de um grande contingente de talentos.  Por outro lado, a América do Norte continua oferecendo oportunidades atraentes, fora de suas principais áreas metropolitanas.

Veja abaixo a lista completa da A.T.Kerney:
 
1 - Índia
2 - China
3 - Malásia
4 - México
5 - Indonésia
6 - Tailândia
7 - Filipinas
8 - Brasil
9 - Bulgária
10 - Egito
11 - Polônia
12 - Vietnã
13 - Chile
14 - Estados Unidos
15 - Lituânia
16 - Sri Lanka
17 - Alemanhã (tier 2)
18 - România
19 - Emirados Árabes
20 - Jordânia
21 - Rússia
22 - Estônia
23 - Letônia
24 - Costa Rica
25 - Paquistão
26 - Bangladesh