H.I.G. investe em sites nacionais. Foto: Shutterstock.

A empresa paranaense de mídia digital NZN, dona de sites como Baixaki e TecMundo e o portal Click Jogos receberam aportes de valor não divulgado da gestora de fundos norte-americana H.I.G. Capital.

O aporte será empregado na fusão das operações da NZN e Click Jogos. Segundo informação do Valor, juntas, as empresas da NZN formarão o nono maior grupo em audiência da internet brasileira.

A participação da H.I.G. nesta nova empresa não foi divulgada, mas segundo Fernando Marques Oliveira, principal executivo da H.I.G. no país, ela será "relevante". Com os recursos do fundo, o objetivo é buscar novas áreas de conteúdos e downloads para as empresas.

Com 14 anos de mercado, a NZN é sediada em Curitiba e tem como carro-chefe o site de downloads Baixaki e conta com outros seis portais de conteúdo especializado, como o TecMundo e MegaCurioso.

O Click Jogos foi criado em 2004 e reúne atualmente cerca de 20 mil jogos gratuitos para PCs e dispositivos móveis, com foco no público infantil e jovem. Combinados, os sites das duas empresas contam com cerca de 40 milhões de usuários unícos por dia.

Segundo Oliveira, Gui Barthel, fundador da NZN, como Andreas Diegues, que criou a Click Jogos, manterão seus postos no comando de suas respectivas empresas, mesmo após a fusão.

"Ficamos abaixo apenas de gigantes da internet como Google, Facebook e Microsoft e portais ligados a grandes empresas de mídia", afirma Oliveira.

Desde a abertura de sua operação no Brasil, em 2012, a H.I.G. Capital chega ao seu sexto investimento com esta operação. O primeiro aporte da companhia norte-americana foi a compra da rede de ensino de idiomas Cel Lep.

Além destas empresas, outras companhias que tem aportes da H.I.G. são a Office Total, fornecedora de serviços de impressão, Eletromidia, de publicidade em paineis eletrônicos, LG Sistemas, desenvolvedora de softwares, Creme Mel, fabricante de sorvetes.