Alertas do app vão para o Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro. Foto: Marcelo Horn.

A Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro. em parceria com a startup Nearbee, lançou nesta semana o aplicativo Emergência RJ, que oferece atendimento instantâneo em serviços como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro. 

O projeto-piloto amplia o atendimento ao serviço 190, atendendo a 12 milhões de moradores da Região Metropolitana do Rio.

O Emergência RJ funciona como aplicativo oficial de segurança do estado e disponibiliza uma equipe dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O time é responsável por receber os chamados digitais de forma bilíngue (português e inglês) e efetivar as denúncias, envolvendo o serviço 190 (polícia militar).

“A tecnologia vem nos permitindo aprimorar o atendimento ao público, oferecendo novos canais e ferramentas de contato. Por meio do aplicativo, criamos um novo vínculo com a população, que tem hoje nos celulares um importante recurso”, destaca Edval Novaes, subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança.

O aplicativo permite o recebimento de informações precisas como localização - por meio do GPS do celular – envio de fotos da ocorrência e áudio automático dos 15 segundos seguintes à criação do chamado. 

O Emergência RJ já está disponível para download na Apple Store e Google Play. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de email ou Facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado.

“A expectativa do Nearbee é viabilizar uma conexão eficiente entre os cidadãos, o Estado e a Polícia, alinhados ao novo contexto tecnológico em que vivemos”, destaca Felipe Fontes, CEO Nearbee.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) concentra os principais serviços de emergência do Rio de Janeiro, que atuam de forma integrada. A Central 190 recebe em média cerca de 7 mil ligações diárias, incluindo toda região metropolitana. 

Além de desenvolver o Emergência RJ, a Nearbee lançou recentemente o aplicativo Nearbee e Alfabee, que possibilita a conexão entre pessoas próximas, autoridades locais, serviços de proteção, amigos e familiares, podendo ser alertados em situações emergenciais.

O conceito da startup surgiu em 2014 na cidade de Campinas, mas teve seu lançamento oficial em abril de 2016. Nesse tempo, venceu premiações como o Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha, Concurso Rio Apps Cidade Olímpica e Connected Smart Cities como melhor solução para cidades inteligentes do Brasil.