Foto: divulgação.

A Accellog Global Technology, paranaense especializada em soluções em TI para logística, contratou a Templum Consultoria, com sede em Campinas, São Paulo, para iniciar o processo de implantação da ISO 27001, que atesta as estruturas de segurança para a proteção de dados.

Como atende empresas de grande e médio porte, a Accellog percebeu a preocupação dessas companhias em mitigar os gastos referentes à reparação de danos causados pela má gestão de segurança da informação.

Consequentemente, elas buscam fornecedores que possam atender a essa expectativa.

“A falta de um gerenciamento da informação adequado pode levar a empresa ter custos e prejuízos incalculáveis. Então, a ISO vem garantir as melhores práticas para que a gente possa ajudar nossos clientes a evitarem esses custos”, destaca Maycon Roberto Poças, diretor comercial da Accellog.

Para a implantação da ISO, todos os processos internos estão sendo levantados em detalhes para verificar as vulnerabilidades e tratá-las de acordo com as diretrizes da norma. 

De acordo com a Accellog, além de aumentar a confiabilidade dos clientes e ser uma vantagem competitiva, a ISO deverá facilitar o planejamento das tarefas com relação ao esforço da equipe e ao investimento despendido para cada ação.

“Essa ISO é uma norma nova aqui no Brasil, eu acredito que, com o tempo ela venha se estabelecer ainda mais, pois as empresas vão começar a entender o real valor dela. Portanto, as organizações que hoje já estão implementando, como a Accellog, estão a um passo à frente”, afirma Everton Hora da Silva, consultor da Templum Consultoria.

A ISO 27001 é uma norma internacional criada pela International Standardization Organization (ISO) e descreve como gerenciar a segurança da informação em uma organização, além de especificar as melhores práticas de gerenciamento de riscos. Sua versão mais recente foi publicada em 2013.

No Brasil, apenas 110 empresas são certificadas, conforme a última pesquisa oficial da ISO, divulgada no início de 2019. Este número corresponde a cerca de 35% das empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores (B3). 

A maioria delas são consultorias especializadas em segurança, operações de data center, certificação digital e grandes companhias, como a Totvs.

Apesar do baixo índice, nos últimos anos, o selo aparece no topo da lista de crescimento da pesquisa anual e deve continuar avançando devido às leis de proteção de dados pessoais.

“Agora, com o advento da tecnologia, a indústria 4.0 e a transformação digital, o novo balizador do mercado é a ISO 27001. Então, se você quer fornecer para grandes empresas tem que ter essa ISO. Assim, é possível garantir que você vai tratar as informações da forma correta”, afirma Daniel Albuquerque, diretor técnico da Templum consultoria.

Em atuação desde 1994, a Templum Consultoria  já certificou mais de 1,3 mil empresas. Além do padrão de segurança da informação, trabalha com ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SGI, ISO 22000, SASSMAQ, Geric, Planejamento Estratégico e PBQP-H.

Já a Accellog foi fundada em 2005 com o nome Strada. Sediada em Maringá, no Paraná, possui mais de 200 clientes como TPC, Guararapes, Paranapanema, Cesari e Algar Agro.