Jornal mais antigo em circulação no país, agora em versão flip da Maven. foto: flickr.com/photos/@N03

Tamanho da fonte: -A+A

O Diário de Pernambuco passa a publicar suas edições em versão digital para computadores, tablets e smartphones com a tecnologia Flip, da gaúcha Maven.

O jornal, mais antigo periódico em circulação da América Latina, fundado em 1825 e com uma tiragem média de 40 mil exemplares, estará grátis em versão digital no site do jornal por oito dias.

Após este período de testes, o conteúdo será restrito aos assinantes.

Segundo o coordenador de informática dos Diários Associados em Pernambuco, Jorge Melo, o grupo está em uma busca constante pela perfeição e esta nova versão reflete a atenção com os leitores.

Entre as novas funcionalidades, como a facilidade de navegação com o sistema de virar as páginas, estão busca por palavras e frases, zoom e controle de brilho e contraste das páginas, assim como integração com redes sociais para compartilhamento de conteúdo.

Além disso, o usuário poderá copiar e colar os textos para programas de edição ou salvar as páginas em arquivo PDF, para consultar quando quiser, assim como permitir o usuário a avaliar as notícias e até complementá-las, quando necessário.

A MAVEN

O MavenFlip foi lançado em abril de 2009, junto com uma reestruturação da imagem da empresa.

Até 2010, a empresa contava principalmente com clientes da área editorial, como revistas e jornais, inclusive publicações interior, como o  Diário da Fronteira, de Uruguaiana, e o Jornal Rio Grande, de Rio Grande.

Com sede em Porto Alegre, a empresa também trabalha com um sistema de NF-e, CRM, EDI e soluções de criação de sites na internet para empresas dos ramos de imóveis e automotivo.