Site faz orçamentos pra quem quer carro zero. Foto: flickr.com/photos/3059349393

De olho no mercado automotivo gaúcho, o quinto maior no ranking nacional de emplacamentos segundo o Detran e o 4º maior em vendas de 0 Km per capita, a startup Rodanova iniciou suas operações, como uma plataforma web voltada exclusivamente pra a venda de carros novos.

O site, que funciona como um agremiador de concessionárias, entrou no ar na última semana com a expectativa de faturamento de R$ 2 milhões em 24 meses. A expectativa inicial é capturar cerca de 200 visitantes únicos dispostos a fechar negócio.

Porto Alegre é a primeira cidade a ser atendida pela plataforma que tem projeto de expansão para todo o estado do Rio Grande do Sul.

Pelo site, o cliente inicia o processo de compra já informando quais são suas escolhas - automóvel, opcionais, veículo de troca e condições de pagamento. A partir daí as concessionárias enviam em algumas horas as propostas que encaixam no perfil desejado.

Segundo a startup, com estas informações, o tráfego é qualificado, com o sistema otimizando o processo de venda, tornando-o mais efetivo também para o vendedor.

"A proposta que cada comprador receberá é única e customizada de acordo com seu desejo de compra, sua localização e sua forma de pagamento. Queremos que este seja apenas o começo do atendimento online premium no mercado automotivo", explica Fernando Gheiner, diretor do Rodanova.

O serviço não tem custo para o comprador. O faturamento da startup vem junto às concessionárias, que tem comissões negociadas junto ao site. No entanto, a plataforma web não envolve transações financeiras e não exige dados bancários de ambas as partes.

Embora não tenha revelado o número de lojas usando a aplicação atualmente, Gheiner destaca que o plano é contar com 60% das concessionárias da região metropolitana até o final do ano.

"Atualmente temos parcerias com concessionárias e revendas de todas as marcas em Porto Alegre,e também já estamos atendendo o interior", afirma.