Instituto Butantan vai de Simpress. Foto: divulgação.

A Simpress, fornecedora de outsourcing de impressão e gestão de documentos, foi a responsável pelo projeto de terceirização do parque de impressão do Instituto Butantan, tradicional centro brasileiro de pesquisa biomédica.

O contrato consistiu na terceirização e o gerenciamento de insumos do parque de impressão que atende mais de 2,4 mil funcionários alocados nos 55 prédios da instituição, sediada em São Paulo.

Fundado em 1901, o Instituto Butantan é responsável pela produção de 51% das vacinas e 56% dos soros para uso profilático e curativo consumidos no Brasil.

São 150 equipamentos entre impressoras e multifuncionais instalados em uma área de mais de 80 hectares. São também utilizadas máquinas plotters na impressão de plantas para construção civil nos tamanhos A0 e A3.

O Instituto possui o software da Simpress On Site (SOS) que é capaz de realizar a coleta de contadores e de outras informações dos equipamentos de impressão de forma ágil e segura. Com esses dados a Simpress consegue enviar proativamente consumíveis.

Segundo Roberto Citrângulo, gerente de TI do Instituto Butantan, antes a instituição tinha o dobro de equipamentos no parque de impressão, o que gerava problemas e despesas para manter em funcionamento.

"Tínhamos equipamentos de várias marcas e modelos, o que dificultava a manutenção das impressoras, a compra de insumos e evitar o desperdício. Muitas vezes as impressoras não tinham mais conserto e o estoque ficava com vários toners e cartuchos que não seriam usados por esses modelos específicos”, explica.

O Instituto Butantan também adotou a solução follow-you print da Simpress, que auxilia na redução e no desperdício de páginas impressas. Com um RFID – identificador por radiofrequência – implantado no cartão funcional, o usuário garante a liberação dos documentos.

Ao aproximá-lo do sensor instalado em qualquer uma das máquinas da rede, é realizada a identificação e autorizada a impressão da página, conseguindo mensurar de onde estão saindo o maior número de gastos.

“Com o apoio da Simpress conhecemos o volume mensal produzido, conseguimos diminuir o desperdício de insumos e controlar os gastos por departamentos, além do que todos os equipamentos são novos e não dão problemas”, finaliza o gerente de TI.

A Simpress, com filiais na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e interior de São Paulo, possui 600 revendas e mais de 1,5 mil técnicos especializados.

Com mais de dez anos de atuação, sua operação cresceu mais de 11 vezes e hoje conta com mais de dois mil funcionários. Em 2013, seu faturamento atingiu R$ 464 milhões, sendo 7,5% maior do que o do ano anterior.