Sinodal é uma referência em ensino. Foto: divulgação.
O Sinodal, de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, é o primeiro colégio da América Latina a ingressar no programa SAP University Alliances. No Brasil, 64 organizações fazem parte da iniciativa, mas todas são universidades.
“Além de enriquecer o ensino superior, o SAP University Alliances também atende, através do Projeto Young Thinkers, crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos das escolas de níveis fundamental e médio”, destaca Victor Hugo Farias, Gerente Nacional de University Alliances no Brasil.
Para alunos dessa idade, a organização desenvolveu materiais especiais focados em Tecnologia, Matemática, Ciências e Engenharia.
No Sinodal, um colégio particular tradicional que fica na mesma cidade do SAP Labs Latin America, os projetos serão focados inicialmente em alunos do terceiro ano do ensino médio, pois irão abordar as opções do mercado de trabalho.
“Os alunos terão a oportunidade de conhecer a tecnologia SAP e poderemos prepará-los para o mercado com mais um diferencial. Ao longo do projeto, as ações poderão ser estendidas para alunos de outras idades, pois é importante abordar a tecnologia desde cedo para despertar interesse”, salienta Dennison John, presidente do SAP Labs Latin America.
No Sinodal o assunto faz parte do currículo regular dos estudantes. A disciplina “tecnologia e estratégia” está presente na escola desde a educação infantil até o ensino médio. Além disso, há uma equipe de robótica composta por 40 alunos de idades entre 12 e 16 anos.
“A ideia da disciplina é mostrar a tecnologia como algo natural para os estudantes. São abordados conceitos de programação e mecânica, mas também apresentadas áreas de jogos digitais e efeitos especiais para o cinema”, explica Jorge Jardim, coordenador de estratégia de tecnologia do Sinodal.
A primeira atividade do SAP University Alliances com o Sinodal é um desafio que envolve também alunos de graduação da Unisinos e a prefeitura de São Leopoldo.