Gabriel Prestes, coordenador de TI da IMED. Foto: Divulgação.

A IMED (Faculdade Meridional) implementou uma infraestrutura wi-fi com equipamentos da Ruckus Wireless. O projeto foi implementado no primeiro semestre de 2015 na matriz da instituição, em Passo Fundo. 

Com a implantação, a organização tem registrado, no segundo semestre, acesso à internet de 1,5 mil usuários, o dobro de conexões simultâneas realizadas até 2014.

Com o sistema Smart Wi-Fi da Ruckus, a IMED consegue controlar a rede com a possibilidade de domínio de horários da disponibilidade da rede sem fio. 

“Até 2014 não tínhamos cobertura em todas as áreas do campus, os equipamentos antigos não suportavam a alta densidade de clientes. Nos momentos de pico era praticamente impossível conseguir acesso. Além disso, o gerenciamento da rede era complexo, pois tínhamos equipamentos de marcas diferentes”, explica o coordenador de TI da IMED, Gabriel Prestes. 

Para garantir o acesso rápido, a IMED adotou 50 pontos de acesso ZoneFlex Smart Wi-Fi da Ruckus Wireless, responsável pela cobertura do sinal de internet, bem como um controlador Ruckus ZoneDirector 3000, que atua no monitoramento e gerenciamento da rede. 

“Existia uma grande cobrança por parte dos alunos e professores por um serviço de melhor qualidade e com cobertura em todo o campus. Queríamos uma solução com respaldo do mercado, então fizemos uma pesquisa em 12 instituições de ensino superior que conhecíamos e encontramos Ruckus na maioria”, completa Prestes.

A Ruckus Wireless oferece internet sem fio para mais de 61 mil clientes corporativos, prestadores de serviços, governo e pequenas empresas em todo o mundo. 

Entre os grupos educacionais brasileiros que anunciaram contratos com a Ruckus em 2015 estão  Universidade do Estado de Minas Gerais, Unigranrio e Colégio Porto Seguro. 

A IMED é uma instituição de ensino privada que completou dez anos no final de 2014. A faculdade ofecere cursos de administração, arquitetura e urbanismo, ciência da computação, direito, engenharia civil, engenharia mecânica, medicina, odontologia, psicologia e sistemas de informação

Na área de pós-graduação, conta hoje com cursos em sete nas áreas de atuação na cidade de Passo Fundo e em Porto Alegre. O projeto da instituição para os próximos anos inclui o Campus IMED Porto Alegre, com planos para oferecer cinco cursos de graduação na capital gaúcha. 

Atualmente, a instituição conta com cerca de 5.375 alunos entre graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.