por Sucesu-RS
BPM DAY

Porto Alegre recebe maior evento de BPM do mundo

16/11/2017 13:13

Chance para aprender sobre BPM em Porto Alegre. Foto: Pixabay.

Tamanho da fonte: -A+A

Um dia inteiro dedicado à apresentação do que há de mais avançado em BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios, do inglês Business Process Management), com cases e debates sobre os resultados obtidos a partir da aplicação da disciplina de gestão por processos. Essa é a proposta da 98ª edição do BPM Day, que será realizado no Auditório Mondercil Paulo de Moraes – Ministério Público do Rio Grande do Sul, no dia 21 de novembro, pela ABPMP Brasil (Associação Internacional de Profissionais de BPM).

Com inscrições gratuitas e voltado para quem atua ou se interessa em conhecer as práticas do BPM – união de gestão de negócios e tecnologia da informação –, o evento promove um encontro entre os diferentes segmentos desse mercado e é parte da estratégia de difusão e capacitação profissional desenvolvida pela Associação.

Palestras com a apresentação de temas como processos no universo do varejo ou práticas colaborativas para transformação na gestão do conhecimento, mesas redondas com diferentes enfoques sobre a sistematização, integração e qualificação das atividades empresariais compõem a programação.

O BPM Day é considerado o maior do gênero no mundo e registra a participação de mais de 30 mil pessoas desde a realização de sua primeira edição, em maio de 2011. São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Recife estão entre as cidades que receberam o evento em 2017.

Patrocinado por empresas do setor – Interact, Otimiza, Projeler e SML Brasil –, que também participarão com a demonstração de produtos, serviços e conhecimentos, funciona ainda como oportunidade para quem pretende investir no networking e iniciar ou ampliar sua rede de negócios.

Desde os anos 1980, quando a ‘Gestão de Qualidade Total’ passou a figurar entre as prioridades de empresas do mundo todo, o mercado de negócios, cada dia mais competitivo, busca soluções para melhorar de forma contínua seus modelos, aumentando a produtividade e reduzindo custos sem perder o foco na qualidade.

O conceito de BPM surgiu justamente com o objetivo de sistematizar e integrar as atividades empresariais. Ele propõe uma abordagem para tornar o fluxo de trabalho mais eficiente em uma organização, capacitando-a para se adaptar a um ambiente em que as mudanças acontecem numa velocidade cada vez maior. 

Focalizado na otimização dos resultados por meio da melhoria dos processos de negócios, baseia-se em um conjunto de elementos e metodologias, que utilizam diferentes formatos de gestão como mapeamento de processos, modelagem, definição de nível de maturidade, documentação, plano de comunicação, automação, monitoramento mediante indicadores de desempenho, ciclo de melhoria e transformação contínua.

Metodologias, que aliadas à tecnologia da informação, permitem o controle e integração de todos os processos da empresa, com feedbacks e relatórios de desempenho, oferecendo resultados que vão desde o aumento da produtividade, redução de burocracia, melhoria na rentabilidade, redução de defeitos e desperdícios, à satisfação e fidelização de clientes, todos baseados em dados reais. Os softwares responsáveis por essa automação são chamados Business Process Management Suits, ou simplesmente BPMS.

Orientada e conduzida por profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócios, a ABPMP Brasil é uma associação sem fins lucrativos, independente de fornecedores e dedicada à promoção dos conceitos e práticas de BPM.

Referência mundial no assunto, tem ainda como missão contribuir para o avanço e desenvolvimento das competências profissionais dos que trabalham na área, com a oferta de oportunidades de aperfeiçoamento e construção de carreira por meio de programas de capacitação, certificação internacional, cursos oferecidos por Provedores de Treinamento Credenciados (PTC) e realização de eventos, como o BPM Day.

Em Porto Alegre o BPM Day acontecerá de 09h às 18h no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Veja também

GESTÃO
FIEAM adquire SoftExpert para CSC

O projeto foi da C³I Systems, parceira comercial da SoftExpert.

BPM
Simoldes, de Portugal, adota SoftExpert

A Simoldes Plásticos, que conta com 2,7 mil funcionários, adotou a solução SoftExpert BPM.

DADOS
Serasa Experian: BPM com GFT

O projeto é relacionado a uma plataforma centralizada da Serasa para a operação de dados negativos.

BPM
Bizagi segue no Brasil

Companhia terá dois executivos respondendo para um VP na Colômbia.