A Cocred passou a integrar o Sicoob em 2003. Foto: divulgação.
A Sicoob Cocred, cooperativa de crédito do sistema, investiu R$ 5 milhões na modernização do seu data center com projeto próprio e apoio da integradora LGTi, de Ribeirão Preto, São Paulo.
No projeto, a organização adotou a HCI, solução de hiperconvergência e segurança da Nutanix, um novo sistema de proteção de dados da Veeam e o software Flow — para aumentar o controle e segurança do ambiente com a micro segmentação de rede.
Localizada na matriz da cooperativa, em Sertãozinho, São Paulo, a infraestrutura de data center da organização compõe o Centro Tecnológico Cocred (CTC), que traz um Centro de Operações de Rede (NOC), permitindo a visibilidade de todo ambiente tecnológico.
Com dois data centers com solução de servidores IBM Blade e Storage Center com fabricação de 2010, a estrutura não atendia mais às necessidades de processamento e armazenamento de dados — assim como em relação à integração, à inteligência com o ambiente e à eficiência energética.
De acordo com a cooperativa, os serviços de rede tinham gerenciamento complexo e ficaram obsoletos. O hardware, por sua vez, já estava em ciclo final de vida e aumentava o risco da continuidade de negócios.
“A capacidade de armazenamento estava baixa para atender às nossas necessidades de negócios, interferindo no trabalho interno, na performance de processamento dos dados e na velocidade de rede”, conta Ademir José Carota, superintendente administrativo da Cocred.
Segundo a organização, a modernização começou a ser desenhada em 2018 pela cooperativa e foi desenvolvida internamente por um grupo de trabalho composto por membros de diferentes áreas.
Essa equipe foi encarregada de compreender a demanda técnica e informar as reais necessidades à administração, além de buscar as melhores soluções, com o melhor custo-benefício.
Além de atender às demandas de capacidade de processamento, armazenamento e proteção dos dados, o propósito era principalmente ter um ambiente à prova de futuro, que pudesse escalar de acordo com o ritmo dos negócios.
“O projeto do data center partiu do princípio de que a solução de hiperconvergência precisava ser modular e permitir expansão rápida e prática. Optou-se pela tecnologia da Nutanix porque ela oferece essa possibilidade”, explica Carota.