Foto: divulgação.

A nova versão inclui monitoramento sintético complexo, melhorias significativas relacionadas à segurança e monitoramento de IoT, além de dispositivos industriais, entre outras melhorias.

“Com este lançamento, nos aproximamos de uma nova era de monitoramento. Estamos ampliando os recursos do Zabbix com funcionalidades importantes, como monitoramento baseado em cenários complexos, suporte nativo de protocolos IoT e os mais rígidos padrões de segurança ”, relata Alexei Vladishev, fundador e CEO da Zabbix.

O software de monitoramento open source oferece inúmeras integrações prontas para uso, como sistemas de mensagens, tíquetes e alertas. A nova versão – 5.2 – expande a lista de serviços e aplicativos com suporte que podem ser monitorados sem esforço, com mais de 35 novos recursos e aprimoramentos, entre eles:

Monitoramento sintético, que permite a coleta flexível de métricas e verificações de disponibilidade avançadas, utilizando cenários de script definidos pelo usuário. Ele também fornece interação complexa com diferentes provedores de APIs HTTP, incluindo APIs de nuvem.

Insights poderosos. Esta funcionalidade permite que o Zabbix gere alertas inteligentes, a partir de uma análise de dados eficiente e detecção de anomalias, o que possui um grande valor comercial, pois permite analisar e informar os usuários sobre variações de longo prazo das principais métricas de TI, bem como KPIs típicos de:

  • Desempenho dos negócios
  • Vendas e Marketing
  • Armazenagem
  • Recursos humanos
  • Suporte ao cliente e outros.

Cofre externo. Integração com o produto HashiCorp Vault para armazenamento de informações confidenciais como senhas, chaves, vários tokes de API, etc. de forma segura.

Permissões de usuários granular. Um grande passo em direção a uma plataforma de monitoramento mais conveniente, segura e gerenciável. Ele traz muitas melhorias para ambientes multilocatários e permite um controle refinado para acesso a métodos de API, elementos de interface do usuário e ações do usuário para diferentes grupos de usuários.

Suporte de protocolos IoT. O Zabbix agora oferece suporte nativo aos protocolos mais comuns para monitoramento de sensores IoT e equipamentos industriais.

Balanceamento de carga para UI e API. Zabbix UI e API agora podem ser usados em cenários de balanceamento de carga para HA e escalonamento de desempenho horizontal. As instâncias de front-end podem ser implantadas como máquinas físicas ou virtuais, contêineres no cluster Kubernetes ou plataformas em nuvem.

As infomações mais detalhadas sobre os recursos técnicos incluídos na versão mais recente serão reveladas e explicadas durante o Zabbix Summit 2020, evento  que acontece na sexta-feira, 30 de outubro, em formato on-line. É gratuito e as inscrições podem ser feitas através do link.

Para quem deseja ter acesso à implantação do Zabbix na versão 5.2, ela está disponível para implantação local e na nuvem

Explore o que há de novo no Zabbix 5.2.

Mais informações sobre a documentação completa e a visão geral dos recursos.

 

Sobre a Zabbix SIA

A Zabbix SIA é uma organização cuja sede é localizada na Letônia e possui escritórios localizados na Rússia, Estados Unidos, Japão e, também, no Brasil, este último representando a América Latina. Seu CEO, proprietário e gerente de produto é Alexei Vladishev. Atua no desenvolvimento de software Opensource, para monitoramento de redes e aplicativos e oferece uma ampla gama de serviços profissionais projetados para atender às demandas comerciais exclusivas de cada cliente, incluindo implementação, integração, desenvolvimento personalizado e serviços de consultoria, bem como vários programas de treinamento.

Seu principal produto é o Zabbix, um dos softwares de monitoramento open source mais populares do mundo, reconhecido por suas grandes capacidades de escalabilidade, robustez, alto desempenho, facilidade de uso e baixíssimo custo.