ERP

Projeto SAP da Herval começa em janeiro

16/12/2013 13:26

James Rocha, CIO da Herval.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Herval começa no dia 13 de janeiro a implementação do seu novo sistema de gestão da SAP, um projeto que deve se estender ao longo de três anos, envolver mais de 100 profissionais e mudar o modelo de gestão da companhia gaúcha com faturamento estimado em torno R$ 2 bilhões em 2012.

A implementação será feita por um consórcio de empresas formado pelo Grupo Meta, ITS Group e Formers. As companhias combinam expertises diferentes e complementares.

O Grupo Meta, com 1,5 mil funcionários, atua como fábrica de software com tecnologias da SAP e acaba de abrir um centro especializado em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O ITS já entregou projetos SAP em empresas como Bettanin, Artecola e Marcopolo.

A paulista Formers é uma parceira SAP fundada há três anos que tem se destacado por sua especialização em projetos para varejo, entre eles a Chillibeans. Juntamente com a ITS participa do Laboratório de Co-inovação da SAP Brasil.

Também participa do projeto a First Decision, consultoria especializada no trabalho de mapeamento, saneamento e migração de dados dos vários sistemas legados existentes atualmente.

As empresas formarão uma equipe única que trabalhará em conjunto com aproximadamente 70 profissionais do Grupo Herval, todos liderados pela IT e board  da empresa gaúcha. 

O roadmap é implementar o sistema nas 11 empresas e 20 linhas de negócios do Grupo Herval de forma escalonada até 2016, segmentando o projeto em 3 ondas: Em 2014 processos administrativos e de recursos humanos, em 2015 os processos das indústrias e por último as empresas e processos de varejo.

A Herval fechou a aquisição do sistema da SAP em março deste ano, e vem desde então, com um grande movimento de preparação das pessoas e áreas da empresa para iniciar a implementação do sistema através de um trabalho focado em gestão de mudanças junto a consultoria especializada GMC, que possui outros cases na região como Bettanin e Brinox.

“A implementação de SAP não trata-se de um projeto de tecnologia, mas sim de um projeto de negócio, trazendo uma profunda transformação organizacional, nas pessoas, processos e no modelo de gestão da organização, logo é natural termos uma dimensão do projeto focada em tratarmos esses aspectos ao longo de seu ciclo de vida”, afirma o CIO da Herval, James Rocha.

Um lançamento com participação da alta gestão foi feito para 600 funcionários em Dois Irmãos e transmitido em tempo real para todas as unidades do grupo, que tem mais de 6 mil colaboradores. 

Também foi constituído um comitê executivo no qual tem assento os acionistas da Herval, representantes da TI, parceiros de implementação e da própria SAP.

Veja também

PREMIADA
HervalTech é Parceiro HP de Excelência

Gaúcha foi uma das três brasileiras contempladas, ao lado da CDC Brasil Distribuidora e Proad Informatica.

APPLE PREMIUM RESELLER
Herval abre nova MyStore em POA

A loja se soma às 30 unidades da varejista no país, com presença em 13 estados.

LUZ
Troca de comando de TI na CEEE

Valter Skorupski Junior assumiu o lugar de Luis Carlos Niederberg, que voltou à Sulgás.

CALÇADOS E VESTUÁRIO
SAP vai alavancar o AFS no Sul

Multi vai capacitar um dos seus parceiros na região Sul para trabalhar com o SAP AFS, versão do sistema de gestão da multinacional focado nos segmentos de vestuário e coureiro calçadista.