Sandra Vaz.

SAP e UOL Host assinaram um acordo para oferecer a solução de gestão para pequenas e médias empresas da multinacional alemã Business One dentro da oferta de software como serviço da empresa brasileira de hospedagem, serviços web e cloud computing.

A parceria conta ainda com o apoio para a integração das soluções da Enterprise Software Solutions (ESS), parceiro da SAP nos Estados Unidos e que em 2013 abriu operação no Brasil, que atuará como integradora de serviço e equipe estendida do UOL Host.

“Essa aliança nos ajudará, também, a aumentar nossa capilaridade em todo o país. A expectativa é oferecer nosso portfólio de serviços em todas as regiões do país”, explica a VP de Ecossistema e Canais do Brasil da SAP, Sandra Vaz.

O acordo com o UOL Host é mais um passo da estratégia da SAP para converter o Business One, um software cuja base de clientes fica próxima de 2 mil clientes no Brasil, em uma solução com uma base muito mais expressiva.

Em julho, Sandra anunciou que a meta era fechar acordos com 50 grandes empresas que tivessem interesse em revender o sistema para os seus ecossistemas, visando atingir 200 mil empresas no Brasil.

Operadoras de telecomunicações e de serviços de data center são um perfil natural para esse tipo de acordo. No México, por exemplo, a Telmex tem a meta de vender 50 mil licenças do software para pequenas e médias Business One rodando na nuvem.

No caso do UOL Host, a SAP está correndo atrás do tempo perdido. Totvs, seu grande rival no mercado de pequenas empresas (entre 30 e 160 usuários, os alemães tem apenas 8%, frente a 54% da Totvs, segundo dados da FGV de 2012) inaugurou a loja de aplicativos empresariais como serviço do UOL ainda em 2010.

Em março desse ano, a ContaAzul, uma startup catarinense fundada em 2011 para oferecer software de gestão exclusivamente na nuvem, fechou um acordo similar.