Schaeffler acelera com ERP SAP. Foto: divulgação.

A Schaeffler Brasil, fabricante de componentes para automóveis, concluiu a implantação de seu ERP SAP, em um projeto de alinhamento suas demais unidades do grupo espalhadas pelo mundo.

Em um projeto global iniciado em sua matriz na Alemanha, a companhia decidiu trabalhar mundialmente com o sistema de gestão. No Brasil, a implementação iniciou em 2012, com seu último módulo implantado este ano.

Segundo destacou o gerente de Tecnologia da Informação da Schaeffler América do Sul, Carlos Santa Maria, o roll out foi iniciado no Brasil em janeiro de 2011, contando com a T-Systems como parceira.

"A T-Systems já é parceira global da Schaeffler no fornecimento de soluções de comunicação. Isso somado aos aspectos técnicos e ao custo apresentado foi decisivo na escolha", afirmou o gerente ao TI Inside.

A primeira parte do projeto envolveu a parte de logística, marketing e comércio exterior, envolvendo itens produtivos e matérias primas da companhia. O go live deste módulo foi feito em junho de 2012.

A segunda fase envolveu os itens não pertencentes à produção da companhia, assim como a parte de almoxarifado e serviços. Esta parte que contemplou os processos de suporte -  ferramentaria, manutenção, instrumentos de medição e qualidade - da operação da Schaeffler foi levado ao ar em agosto deste ano.

Com a finalização dos dois módulos, realizada no final de agosto, a empresa afinou os processos nos meses seguintes, concluindo a implantação SAP por completo em outubro.

De acordo com Santa Maria, atualmente a Schaeffler Brasil está 100% integrada ao grupo, trabalhando com processos padronizados e, principalmente, com a base de dados integrada.

"Isso significa que, quando se fala em um item específico, ele será identificado da mesma forma em qualquer lugar do mundo. A integração também facilitou a apresentação de relatórios, hoje também padronizados", comemora Santa Maria.

Com mais de 50 anos de atuação no Brasil, a Schaeffler fabrica peças para motores, transmissão e chassi, assim como componentes para as indústrias agrícola, ferroviária, produtos de consumo e segmento aeroespacial.

Sediada no município alemão de Herzogenaurach, a companhia possui 78 mil colaboradores em 180 localidades ao redor do globo, com um faturamento da ordem de € 11,1 bilhões em 2012.