Gutembergue Rodrigues, presidente da Ativas. Foto: Divulgação.

A Ativas, provedora de serviços gerenciados de TI, teve suas lideranças reestruturadas após a compra pela Sonda IT. Gutembergue Rodrigues assume como presidente da Ativas, enquanto Luiz Caloi é o novo diretor executivo de Data Center e Cloud. 

Em agosto, a Sonda fez um aporte de capital de R$ 114 milhões na Ativas, adquirindo 60% da empresa. Os outros 40% pertencem aos grupos mineiros Cemig e Asamar.

Os dois executivos estava na Sonda antes de assumir o comando da Ativas.

Rodrigues possui cerca de 20 anos de trabalho no setor de tecnologia, 15 anos deles dedicados à Sonda. O executivo atuando em diferentes áreas e diretorias comerciais da empresa chilena, inclusive regionais, como a de Minas Gerais durante seis anos. 

Seu último cargo foi o de vice-presidente de Vendas da Sonda no Brasil.

O executivo mineiro é formado em tecnologia e processamento de dados e possui pós-graduação em Gestão Empresarial com foco em TI pela FGV.

“A nova fase da Ativas vai ser positiva para todos, principalmente para os clientes, que terão acesso a serviços de classe mundial e que integram uma das mais modernas infraestruturas de data center com os quarenta anos de experiência da Sonda”, diz o presidente.

Já Luiz Caloi atuava na Sonda desde 1999. Nos últimos dois anos, atuou na liderança de data center e cloud computing, como diretor executivo das duas áreas. Formado em ciência da computação, Caloi é pós-graduado em gestão empresarial pela FGV.

Na Ativas, a meta de Caloi é transformar a venda transacional em um processo baseado em solução de negócio para o cliente. 

“Faremos uma composição da estrutura robusta do data center da Ativas com a oferta de serviço da Sonda, o que resultará em uma proposta de padrão global para o mercado”, explica o executivo.

A soma dos portfólios da Ativas e da Sonda, que conta atualmente com uma rede de Data Centers na América Latina, incluindo três centros com certificação internacional Tier III, amplia a capacidade das companhias de atuarem junto a grandes clientes. 

A Ativas reúne uma base de mais de 110 clientes e uma equipe de cerca de 300 profissionais, que agora se somam aos 12 mil colaboradores da Sonda no Brasil.

Fundada no Chile em 1974, a Sonda atua no Brasil desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais, a organização opera através de quatro divisões de negócios: serviços de TI, SAP, plataformas e aplicativos.