E-COMMERCE

5àsec aposta em aplicativo para atrair jovens

16/12/2019 08:37

As 448 unidades físicas da rede no Brasil já estão integradas com a plataforma. 

Lavanderia on-line está presente no site da marca e em aplicativos para iOS e Android. Foto:divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A 5àsec, multinacional franqueadora de lavanderias, apostou na integração omnichannel através de e-commerce desenvolvido pela agência Market Media, de Campinas, São Paulo. 

Com as 448 unidades físicas brasileiras já integradas, a lavanderia on-line está presente no site da marca e em aplicativos para iOS e Android.

Para utilizar a ferramenta, o usuário fornece o CEP e obtém a localização, encontrando a unidade mais próxima. Em seguida, escolhe os tipos de serviços que serão contratados. 

Após o fechamento do pedido, o delivery busca as roupas no endereço selecionado e as entrega na loja. Depois da realização do serviço, os itens são entregues ao cliente no mesmo endereço.

A plataforma foi desenvolvida em React, com a linguagem C Sharp, e o aplicativo, em React Native.

Para fazer toda essa dinâmica funcionar, a Market Media desenvolveu uma API que integra o e-commerce com o data warehouse da 5àsec, onde estão todos os dados. 

Enquanto isso, o sistema de ponto de venda (PDV), que é da Ideológica, também se comunica com o banco de dados através de outra API.

Este PDV tem um sincronizador que manda todos os dados dos clientes e dos pedidos para esse banco, com o qual a API se comunica. Ele também faz o caminho inverso, do banco de dados para o PDV.

O ponto de venda foi desenvolvido para rodar offline, mas, no caso do e-commerce, a loja precisa estar conectada à internet para obter as informações em tempo real, que são sincronizadas durante o dia inteiro.

A Market Media tem mecanismos para descobrir se a loja não está sincronizando, se não está logada e também é informada no caso de algum erro.

Toda a estrutura, incluindo warehouse, API e e-commerce, é hospedada na nuvem da Azure.

Para a localização das lojas no e-commerce, utiliza-se a API do Google Maps, contando com um algoritmo para calcular o raio. 

Cada loja tem um território demarcado e existe uma regra para que a mais próxima tenha prioridade. Em seguida, dentro de um raio de cinco quilômetros, são apresentadas outras opções.

Segundo a 5àsec, o Brasil é o único país em que a empresa atua no mundo a ter a modalidade. Anteriormente, este tipo de solução chegou a ser testada na França, terra natal da marca, mas não foi muito bem aceita. 

O desenvolvimento brasileiro começou no segundo semestre de 2017, com alguns franqueados de São Paulo. O lançamento oficial foi a partir da metade de 2019.

Durante a implementação, houve um período de adesão das lojas e, segundo a empresa, o maior desafio foi fazer o franqueado abraçar a ideia e ver a sua importância.

“Ele sabe o quanto é importante, sabia que era necessário, mas é uma mudança.Toda mudança no segmento de franquia vai levar um tempo de compreensão, maturação e, de fato, de modelo mental do franqueado”, afirma Rafael Palucci, diretor de Marketing da 5àsec.

Hoje a empresa garante que a novidade é muito bem vista pelo franqueado porque é mais uma oportunidade de aumentar o faturamento e trazer novos clientes. 

Segundo a estimativa da 5àsec, em torno de 80% do clientes de e-commerce não conheciam a marca anteriormente. A busca é pela geração mais jovem, que representa cada vez mais a população economicamente ativa.

Para isso, a marca apostou em focar em roupas do dia a dia, como calças jeans e camisas polo, indo além das peças de lavagem mais difícil, como vestidos, blazers, cortinas e tapetes.

Quem faz o delivery são os funcionários das franqueadas, que utilizam um veículo utilitário do tipo furgão.

As roupas ficam na loja por um prazo de 48 horas, o mesmo prometido no atendimento convencional. 

Os preços praticados também prometem ser os mesmos, porém com a cobrança de frete. De acordo com o volume de peças, é possível obter até 30% de desconto.

A 5àsec nasceu em 1968 na cidade francesa de Marselha e hoje conta com 2 mil lojas em 32 países.

No Brasil há 25 anos, é a maior rede de lavanderias do país, com 448 lojas. Apenas uma delas é própria, localizada em São Paulo, e as demais são franquias.

Fundada em 2009, a Market Media é de Campinas, São Paulo, e se apresenta como uma agência de comunicação online e offline. Entre os clientes, estão Lego Tower, Microlins e Wizard.

Veja também

E-COMMERCE
B2W leva omnichannel para marketplace com Linx

Os usuários do Linx OMNI OMS que vendem nos sites da B2W poderão oferecer a retirada do produto em loja.

VENDAS
Citroën lança e-commerce com SAP

A Loja Online Citroën foi criada na plataforma SAP C/4 HANA Commerce Cloud.

LIDERANÇA
Grupo Máxima tem novo CEO

Rafael Martins era CEO da LifeApps, uma das empresas da holding.

E-COMMERCE
ViajaNet contrata Acesso Digital para autenticação biométrica

A ferramenta aponta a probabilidade do comprador ser realmente o titular do CPF.

VAREJO
Carmen Steffens envia mensagens com Infobip

Grife brasileira dispara SMS, e-mail e push via Oracle Responsys.

CROWDFUNDING
Startup de vestidos de noiva capta R$ 650 mil

O Amor É Simples participou da rodada de investimentos da CapTable.

E-COMMERCE
Magazine Luiza quer marketplace omnichannel com Linx

Vendedores que são usuários do mesmo sistema Linx poderão utilizar seus pontos físicos como opção de entrega.

LIDERANÇA
All iN contrata gerente comercial

Viviane Selouan estava na Rakuten desde 2014. 

CLOUD
Nem tanto ao céu, nem tanto à terra

Não é uma questão de achar que uma arquitetura é melhor que a outra.

E-COMMERCE
VTEX recebe investimento de R$ 580 milhões

SoftBank, Gávea Investimentos e Constellation Asset Management foram responsáveis pelo aporte.