Demian Borba, evangelista de desenvolvedores Blackberry. Foto: divulgação.

A Research In Motion (RIM), fabricante do smartphone BlackBerry, anunciou nesta quinta-feira, 17, que abrirá em Recife o seu segundo centro de tecnologia.

Realizado em parceria com o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco, o novo centro tem como objetivos oferecer treinamento e recursos para estudantes e desenvolvedores na criação de novos aplicativos móveis, assim como fomentar oportunidades de negócios para a companhia.

O local oferecerá acesso a equipamentos, aplicativos de teste, suporte técnico para desenvolvedores e treinamento para estudantes e a comunidade de desenvolvedores, ao paricipar e conhecer tecnologias sem fio de última geração.

Para Demian Borba, evangelista de desenvolvedores Blackberry para a América Latina, a chegada do centro na capital pernambucana representa uma oportunidade para a formação de especialistas na plataforma BlackBerry 10.

"O Brasil possui uma das comunidades de desenvolvedores mais ativas e comprometidas, e ela terá a oportunidade de oferecer suporte para do país inteiro e gerar novos negócios focados em desenvolvimento de aplicativos", completa.

A empresa canadense abriu em dezembro o seu primeiro centro de tecnologia, localizado em Maceió, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

As novas instalações fazem parte do Programa Acadêmico da BlackBerry, iniciativa de aproximação e apoio para estudantes e desenvolvedores.

Investindo no Brasil, a companhia canadense busca formas de reverter os baques sofridos nos últimos anos, quando caiu vertiginosamente no mercado de smartphones, principalmente no meio empresarial, perdendo espaço para o iOS e Android.

Em 2012, a empresa fechou o ano no vermelho, com prejuízo da ordem de US$ 1,1 bilhão.