Alsones Balestrin. Foto: Divulgação.
Alsones Balestrin, ex-pró-reitor Acadêmico da Unisinos, será o novo secretário de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite (PSDB) nesta sexta-feira, 14. A posse acontece na quarta, 19.
Balestrin substitui Luis Lamb, que esteve à frente da pasta desde o início da gestão e anunciou a sua saída na segunda, 10.
Lamb está de mudança para os Estados Unidos, onde já residem a sua esposa e uma filha.
O ex-secretário, que foi pró-reitor de Pesquisa da UFRGS e fez carreira na universidade federal gaúcha, deve fazer um sabático e depois seguir no meio acadêmico.
Com a escolha por Balestrin, o governador Leite mantém a relação próxima com as grandes universidades do Rio Grande do Sul que vem dando a tônica da secretaria nos últimos anos.
Balestrin foi pró-reitor Acadêmico da Unisinos durante os últimos 12 anos, deixando a posição recentemente em uma grande mudança na instituição, incluindo a de reitor.
Assim como Lamb, ele esteve envolvido de perto na criação da Aliança pela Inovação, um acordo entre UFRGS, PUC-RS e Unisinos visando um trabalho mais próximo entre as instituições que deu origem ao Pacto Alegre, uma mobilização mais ampla em prol do ecossistema de inovação na capital gaúcha.
“Tenho certeza de que o professor Balestrin está totalmente entrosado com a política de inovação do estado e que tem a capacidade, o conhecimento e as relações com a academia e a iniciativa privada para garantir que o estado mantenha a política de inovação no centro da estratégia de desenvolvimento”, aponta Leite.
Balestrin tem dois doutorados, um em Administração pela UFRGS e outro em Ciência da Informação e Comunicação pelo Instituto de Comunicação e Tecnologias Digitais da Universidade de Poitiers na França e leciona na Unisinos há 20 anos.
No seu período na alta administração da Unisinos, a universidade sediada em São Leopoldo, na região metropolitana, fez movimentos importantes para atrair grandes empresas como a SAP ou a HT Micron, consolidando o parque tecnológico Tecnosinos como um dos principais no país.
“Será uma grande satisfação poder dar continuidade ao brilhante trabalho realizado pelo secretário Lamb e por toda a sua equipe. Darei meu melhor para que a inovação, a ciência e a tecnologia sejam vetores de desenvolvimento, de geração de riqueza e de qualidade de vida para todos os gaúchos”, afirma Balestrin.
O novo secretário não deve ter muito tempo à frente da pasta.