A varejista conta com mais de 300 endereços físicos. Foto: divulgação.
A Riachuelo, uma das maiores varejistas de moda do Brasil, adotou a nuvem Microsoft Azure e algoritmos de inteligência artificial para desenvolver um novo ambiente de gerenciamento e análise de dados.
Intitulado de Self Service, o ambiente permite que os profissionais das áreas — como financeira, suprimentos e marketing, além da Midway, braço financeiro do Grupo Guararapes — analisem e retirem insights de acordo com suas necessidades.
Para que isso fosse possível, a companhia iniciou ainda em 2020 o processo de migração do SAS, solução analítica on-premise, para o ambiente Self Service em nuvem.
“Fizemos um trabalho de migração junto às áreas de negócio de mais de 250 processos que antes ficavam armazenadas em ambiente on-premise, em cerca de dois meses. Desenhamos o ambiente em nuvem para que as nossas áreas pudessem contar com mais capacidade computacional e suporte na tomada de decisão por meio de dados e inteligência artificial”, conta Rodrigo Franco, head de dados da Riachuelo.
Atualmente, 18 departamentos da varejista finalizaram o processo de migração para a nuvem e utilizam modelos estatísticos baseados em aprendizado de máquina para retirar recomendações que auxiliem as suas atividades de negócio.
Entre elas, está a área de relacionamento com o cliente, que consegue fazer estudos de campanha para aprimorar a segmentação do seu público-alvo para os clientes das lojas e do e-commerce.
“Com a plataforma, conseguimos ter uma visão completa do público, qual tipo de campanha endereçar para cada um de acordo com os seus perfis e, assim, aumentar o nosso retorno em vendas e fidelização”, destaca Franco.
Na Midway, os times realizam a modelagem de crédito a partir de dados do comportamento dos clientes e fontes de dados do Banco Central e Serasa. O objetivo é prevenir risco de crédito e definir o momento mais assertivo de aprovar um cartão ou realizar aumento de limite de crédito.